Ficou um pouco confuso, porque fala que vai além das 3 linguagens que se usa para a web, e dá para entender que está falando que envolve aplicar vários conceitos nelas. Até sugere que frontend tem a ver com mobile e desktop também, mas o tempo todo só fala de web. Passa a impressão que é só isso mesmo.
Receber imagens tem problema para a RAM? Ou o simples fato de fazer uma aplicação web tem problema com a RAM? Já viu quanto a mesma aplicação (não estou falando de site, que gasta mais que deveria) feita para web gasta de memória depois de um bom tempo de uso? E já comparou com o mesmo com UX melhor feito para desktop gasta? É brutal. E não é a imagem que é o problema.
As pessoas fazem para web porque é a modinha, não porque é a melhor escolha de engenharia.
Quem sabe fazer, faz desktop sem defeito algum que tem na web e sem defeito novo que a web não tem. Só dá um pouco mais de trabalho hoje, pelo menos no primeiro software, depois não, porque o mercado não criou as ferramentas certas para facilitar já que todo mundo foi para a web. Então ok, o único defeito que o desktop tem é que você terá que criar suas próprias ferramentas, ainda que já tenha boa parte delas prontas.
O maior problema da web não é nem tanto sua natureza, mas o HTML, CSS e JS, e um pouco o HTTP. Curiosamente os SOs, especialmente o Windows que as pessoas usam mais, poderiam ter feito algo que ajudasse gerenciar melhor aplicações, mas você pode fazer isso por conta própria, como acontece no browser ou no Android e iOS. Dá para operar da mesma forma que acontece no browser e poder carregar em qualquer lugar com mais facilidade e segurança. Não é um impedimento técnico do desktop, só ninguém se mexeu para entregar pronto.
Mas eu sei que falar isso é inócuo. Não vai mudar a cabeça de ninguém.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).