Executando verificação de segurança...
12

Ficou um pouco confuso, porque fala que vai além das 3 linguagens que se usa para a web, e dá para entender que está falando que envolve aplicar vários conceitos nelas. Até sugere que frontend tem a ver com mobile e desktop também, mas o tempo todo só fala de web. Passa a impressão que é só isso mesmo.

Receber imagens tem problema para a RAM? Ou o simples fato de fazer uma aplicação web tem problema com a RAM? Já viu quanto a mesma aplicação (não estou falando de site, que gasta mais que deveria) feita para web gasta de memória depois de um bom tempo de uso? E já comparou com o mesmo com UX melhor feito para desktop gasta? É brutal. E não é a imagem que é o problema.

As pessoas fazem para web porque é a modinha, não porque é a melhor escolha de engenharia.

Quem sabe fazer, faz desktop sem defeito algum que tem na web e sem defeito novo que a web não tem. Só dá um pouco mais de trabalho hoje, pelo menos no primeiro software, depois não, porque o mercado não criou as ferramentas certas para facilitar já que todo mundo foi para a web. Então ok, o único defeito que o desktop tem é que você terá que criar suas próprias ferramentas, ainda que já tenha boa parte delas prontas.

O maior problema da web não é nem tanto sua natureza, mas o HTML, CSS e JS, e um pouco o HTTP. Curiosamente os SOs, especialmente o Windows que as pessoas usam mais, poderiam ter feito algo que ajudasse gerenciar melhor aplicações, mas você pode fazer isso por conta própria, como acontece no browser ou no Android e iOS. Dá para operar da mesma forma que acontece no browser e poder carregar em qualquer lugar com mais facilidade e segurança. Não é um impedimento técnico do desktop, só ninguém se mexeu para entregar pronto.

Mas eu sei que falar isso é inócuo. Não vai mudar a cabeça de ninguém.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
2

Faz muito sentido cara.
Web vai muito além do html, css e javascript. Eu só não acrescentei porque o texto ficou muito longo.
Observe o console das provedoras de cloud por exemplo. Algumas fornescem um terminal pra você utilizar no própio browser. Aplicações web feitos com python e spring é um exemplo bem maduro.

A respeito das imagens, não gasta ram receber imagens, gasta se você não souber onde armazenar.
Por exemplo, você pode usar a API do DALL-E e receber um base64 da API. Vai guardar na ram? e se tiver 50 imagens pra receber?

Sobre desktop, quem quer uma aplicação desktop, faz com java, C#, Go e qualquer outra linguagem que dá o maior suporte. Mas algumas aplicações, não vale a pena o custo. Você pode estruturar bem sua página web e transformar ela em um PWA. Vai rodar multiplataformas, desde que o OS tenha suporte. Youtube music é um exemplo de PWA.

E a fuga de memoria na web é um absurdo. Deixar uma página aberta por muito tempo em um pc com menos de 8Gb de ram é fatal. Bom ponto ter focado nisso.