Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
1

O que vale a pena para você só você sabe. Tenha sempre isso em mente. Você pode considerar que não sabe, mas pessoas que não te conhecem sabem menos ainda.

Ao contrário do que diz a lei os cursos EAD não são iguais aos cursos presenciais. EAD tende ser pior inerentemente, não tem jeito. Alguns cursos são mais que isso, são apenas caça-níqueis. Se uma faculdade for só de EAD a chance disto acontecer é enorme, pode ser praticamente só um emissor de diplomas.

Faça o curso pelo conhecimento e não pelo diploma. O diploma melhora muito pouco a empregabilidade das pessoas.

Um curso bom pode ajudar muito todo mundo ser melhor profissional. E os que mais precisam deles são os que menos percebem isso.

Algumas pessoas privilegiadas conseguem se dar bem sem um bom curso. Mas todo mundo terá uma vantagem em fazê-lo.

Para um curso ruim não ajudará muita gente, mas ajudará algumas pessoas. Ajudará justamente as que mais precisam do curso. Algumas pessoas têm muita dificuldade de aprender sem um curso, e elas não costumam perceber isso.

Algumas pessoas farão um curso, quem sabe até um bom, e não se beneficiária, porque a atitude conta, a maneira como ela lida com o curso faz muita diferença. Raramente alguém que lida mal fará um curso bom porque toda educação dela já deve ser comprometida.

Um curso de EAD baratinho provavelmente, mas não posso garantir, é um curso ruim. Novamente, ele ainda pode ser útil. Eu sei de muita gente que está no mercado que seria melhor se o fizesse.

Em emprego, mesmo estágio é algo que a pessoa vai conseguir muito pela sua atitude, e também pelo conhecimento, raramente por causa de um diploma. Você precisa se avaliar se o curso vai te ajudar arrumar essa vaga. Não temos como saber. Cada caso é um caso.

Você pode arriscar sem. Pode ir tentando ambos ao mesmo tempo. Mas não faça só pelo diploma, tem que ser para aprender.

Pode tentar aprender por conta própria. Grande parte das pessoas não conseguem. Precisa iniciativa, saber pesquisar, fazer escolhas, entender corretamente sem muita ajuda. E se tentar ajuda na internet precisará saber o que é joio e o que é trigo. Agora tem que fazer isso até com a IA.

Uma coisa que eu sinto muita falta quando as pessoas falam dos seus conhecimentos é dizer: "eu sei desenvolver softwares, ainda não com experiência, mas aprendi os fundamentos, também aprendi algumas tecnologias, mas sei que isso é secundário". Isso por si só, feito organicamente dá uma indicação que a pessoa pode conseguir sem curso. Mas quase ninguém o faz. Fica a dica.

A área precisa de solucionadores de problemas, não de pessoas que aprenderam usar certas ferramentas.

Um bom curso ajuda muito resolver isso, ele não se preocupa muito com ferramentas. Até porque elas mudam o tempo todo. Faculdade dá, ou deveria dar, base que dura para sempre.

Você tem que fazer um trabalho árduo para resolver isso, só você sofrerá as consequências boas ou ruins da sua decisão. Ninguém sabe o que é bom para você. Ttenha isso em mente em primeiro lugar.

Eu vou contar umas estórias sobre isso e outras coisas para dar mais dicas para as pessoas que se sentem perdidas ou precisam melhorar seus skills através da minha experiência.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...