Bootcamps são sexies. Ele atende a demanda de quem paga. Quem entra quer algo rápido e ele entrega. Como não é possível entregar qualidade, ele não entrega. Mas não era o que a pessoa buscou. E nenhuma propaganda mostrará isso.
Mesmo quem conseguiu a vaga foi um pouco por sorte, além de capacidade pessoal natural. A pessoa não saiu formada.
A maioria não tem vocação e outras características para aproveitar bem o conteúdo, que pode até ser bom. Alguns não estão preparados para o estilo bootcamp. Por isso eu falo para as pessoas não entrarem na área por modinha.
Precisamos do oposto de bootcamps. Até cursos superiores de 5 anos em tempo integral são insuficientes para formar bem a pessoa.
Mas as pessoas não gostam disso. Por isso tem vagas sem preencher e tanta gente reclamando que não tem vagas.
Todo conhecimento novo vale a pena. Só não é suficiente. No mínimo serve de aprendizado para buscar algo que valha mais a pena ainda.
Eu me sinto um golpista quando dou aulas. Eu sei que a maioria não tem condições de trabalhar na área. Por isso não quero vender cursos. É vender geladeira para esquimó.
Torço para conseguir um resultado melhor nas próximas iniciativas de evoluir. Eu acho que será melhor. Obrigado pelo relato.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).