Executando verificação de segurança...
1

Vou tentar dar a minha humilde opnião em algumas das suas duvidas.

Devo utilizar Next.js ou React puro, levando em consideração servir isso como um processo node ou como arquivos estáticos.

A tecnologia que você vai utilizar na verdade não importa tanto. Se você estivesse utilizando Django, React, Laravel, Blazor ou HTML, CSS e JavaScript puro o resultado seria o mesmo. O que importa é se essa tecnologia facilita e agiliza o seu trabalho durante o desenvolvimento e a manutenção dele no futuro. Então, se você acha que o Next.js te ajuda nisso, vai fundo.

Mas a dúvida entre utilizar Next.js e React puro não faz muito sentido. Next.js e React puro, apenar de serem tudo React, tem alguns objetivos diferentes: Next.js foi desenvolvido para fazer SSR e o React puro SPA. Então a dúvida entre os dois me demonstra que você não conhece essas tecnologias tão bem.

Agora a minha opnião sobre utilizar Next.js no seu projeto de portfolio: Não me parece necessario. Ainda mais em um projeto tão simples como esse. Se tivesse utilizado apenas HTML, CSS e JavaScript puro você conseguiria o mesmo resultado, mais leve, mais rapido e sem dependencias.

Utilizar o Next.js me parece uma escolha exagerada para algo tão simples.

Devo hospedar na Vercel, Hostinger, ou outro lugar? O que sai mais em conta e atende ao objetivo?

Para algo como esse o que não falta são opções. Mas por ser algo tão simples você não precisa de um servidor como os da Hostinger mas pelo fato de você ter utilizado Next.js acredito que a opção mais facil agora seria a Vercel...

Vocês tem mais considerações a fazer, algo que deixei escapar despercebido ou melhorias, idéias?

Tenho: você poderia ter utilizado JavaScript puro ou wordpress...

Carregando publicação patrocinada...
1

Perfeito, foi uma questão de comodidade e em pouco tempo consigo reescrever na linguagem que eu quiser. A própria documentação do React cita que não recomenda utilizá-lo puro, por uma dezena de motivos descritos aqui. Mas de fato isso é simplesmente 1 página que pode ser escrita em HTML e servida estaticamente. Nem mesmo wordpress justificaria, acredito. Por fim achei sensacional as soluções apresentadas aqui como utilizar o static-exports do Next e hospedar no Pages da Cloudflare. Fiz esse post esperando poucas respostas e sai na verdade com mais conhecimento.