Executando verificação de segurança...
2

Olá, tudo bem?
Eu sou pleno e estou na minha terceira empresa. Apenas tive um teste live coding para a primeira empresa, porém eles fizeram isso para saber meu nível de conhecimento em Go e eu explicar o projeto prático realizado. Isso foi em 2022 e acredito que essa abordagem possa mudar de empresa para empresa. Depois dela, fui para uma consultoria e a minha empresa atual também é de consultoria. Em ambas foram feitas apenas perguntas teóricas e ao meu ver, elas são mais decisivas para definir um bom profissional. Como eu não tinha ideia de quais perguntas poderiam surgir, eu fiz uma busca no gpt e perguntei quais perguntas teóricas mais caiam para java. Depois disso fui pesquisando assunto por assunto. Particularmente, essa abordagem serviu para mim, algumas perguntas foram utilizadas na entrevista e me ajudou muito.

Quando você for estudar, acredito que deva levar em consideração duas coisas: especifidades da linguagem (frameworks, libs, etc.) e práticas de programação que são universais e se adequam para qualquer ferramenta (conceitos de SOLID, design patterns, OOP, microsserviços, etc.). Lembro de algumas perguntas dentre as 3 entrevistas técnicas que tive:

  • O que define que uma classe em java é utilizada pelo JPA?
  • O que significa o @Id no modo SEQUENCE a nível de banco de dados?
  • Qual a diferença de uma classe abstrata para uma interface?
  • Voce conhece os principios de SOLID? Cite-os.
  • Qual o seu principio de SOLID mais importante (Lembro que aqui, o mais importante para o meu entrevistador era o Single Responsability, porém não era uma pergunta de certo ou errado, mas acredito que se eu tivesse respondido o S, teria ganhado mais pontos com ele por ter um "pensamento mais alinhado").
  • Explique sobre polimorfismo.
  • Voce já utilizou webflux?
  • é possível ter implementação múltipla? Exemplo: class A implements B, C
  • Qual a diferença de comparar com == e .equals()
  • Explique o conceito de indexação.
  • Cite e explique 3 padrões de projeto.

E por aí vai. Eu fiquei muito nervoso com o passar das entrevistas, pois as perguntas foram ficando mais difíceis. Muitas eu não soube responder, porém voce nao deve tentar mentir, se encontrar uma pergunta que nao sabe ou nao tem certeza, só diz que nao sabe. Elas são usadas para medir o seu nível e algumas só seniors sabem responder.
Segundo o meu Tech Lead que fez a última entrevista comigo , o diferencial que levou a minha contratação e não a dos outros 3 que estavam na fase final comigo, foram as minhas soft skills. Eu soube me comunicar bem e tentei ficar calmo durante todo o processo. Detalhe que todos os candidatos tinham um nível técnico semelhante e ele precisou de um plus pra saber quem iria chamar.

Espero que a minha experiência possa ter te ajudado de alguma forma :)

Carregando publicação patrocinada...