☕ Java - Uma breve introdução
Olá, mundo! 🐢
Muito prazer! Me chamo Luiz Henrique. Recentemente, iniciei meus estudos de desenvolvimento back-end. Como linguagem para tal, escolhi o Java. Decidi escrever um breve artigo fazendo uma "introdução" à linguagem e trazendo algumas ideias iniciais.
Linguagem lançada pela Sun Microsystems em 1996, desenvolvida por uma equipe liderada por James Gosling, o Java (originalmente nomeado de "Oak") é uma linguagem de alto nível e orientada a objetos. É uma ferramenta para propósitos diversos (general-purpose), que segue a "filosofia" WORA ("Write once, run anywhere", ou seja, "Escreva uma vez, execute em qualquer lugar").
Por rodar numa máquina virtual (Java Virtual Machine, a JVM), que pode ser instalada em qualquer sistema, o mesmo código pode funcionar em diversos dispositivos, desde PCs a, sei lá, rádios de carros.
Em 2009/10, a Oracle comprou a Sun Microsystems, e, juntamente, a plataforma e linguagem Java.
Sintaxe
A sintaxe do Java é altamente influenciada pelas linguagens C e C++. É válido destacar que o Java é baseado em classes, consequentemente, todo o código deve pertencer a uma classe, e todos os valores são objetos (exceto tipos primitivos). Este é um exemplo de "Hello World" em Java.
public class HelloWorld {
public static void main(String[] args) {
System.out.print("Hello, World!");
}
}
Usos
Por ser "executado" na JVM, o Java pode ser usado em basicamente qualquer lugar. Alguns de seus usos mais famosos são:
- Mobile: o Java, em conjunto com o Kotlin, protagoniza papel importante no desenvolvimento nativo para Android, estando presente em apps como Spotify e Twitter;
- Back-end: com apoio de ferramentas consolidadas como Spring, Hibernate e etc., o Java é uma das linguagens mais usadas para server-side;
- Desktop: com uso de Swing, JavaFX, entre outros, é possível criar UIs para desktop com Java.
Além de vários outros, inclusive em dispositivos que não sejam PCs/smartphones, como relógios, rádios de carros, etc.
Vale a pena?
A resposta é: sim! O Java é uma linguagem fácil de aprender, com muita comunidade e conteúdo disponível, em demanda, que paga muito bem, entre outras características. É uma boa linguagem para estudar fundamentos como estrutura de dados, algoritmos, POO, etc. Você não perde nada em estudar Java. Venha para o lado café da força. ☕
Minha experiência
Comecei a estudar Java no início do ano, juntamente com desenvolvimento back-end (sou um dev front-end, nunca havia estudado outra área, apenas um pouco de mobile). Venho gostando muito de usar a linguagem, que é de fácil entendimento e uso (ter uma base de JavaScript acelerou o processo, por mais que sejam linguagens bem diferentes). É uma linguagem cuja pretendo me aprofundar e trabalhar melhor com ela, além de, futuramente, estudar Kotlin (o Java Jr.). Recomendo a todos com chance e vontade, que estudem Java. Nenhuma linguagem é perfeita e Java não é exceção, mas ainda é delicinha de se usar e você não irá se arrepender.
Aqui estão dois projetos que fiz com Java. Não são back-end; apenas programas simples de terminal, mas já servem como estudo.
Obrigado por ler até aqui! Não tenho certeza se o artigo ficou muito bom, mas espero que tenha gostado. Sinta-se livre para comentar: qualquer crítica, feedback ou comentário é bem-vindo.
Até mais! 🐢