Executando verificação de segurança...
8

☕ Java - Uma breve introdução


Olá, mundo! 🐢

Muito prazer! Me chamo Luiz Henrique. Recentemente, iniciei meus estudos de desenvolvimento back-end. Como linguagem para tal, escolhi o Java. Decidi escrever um breve artigo fazendo uma "introdução" à linguagem e trazendo algumas ideias iniciais.



Linguagem lançada pela Sun Microsystems em 1996, desenvolvida por uma equipe liderada por James Gosling, o Java (originalmente nomeado de "Oak") é uma linguagem de alto nível e orientada a objetos. É uma ferramenta para propósitos diversos (general-purpose), que segue a "filosofia" WORA ("Write once, run anywhere", ou seja, "Escreva uma vez, execute em qualquer lugar").
Por rodar numa máquina virtual (Java Virtual Machine, a JVM), que pode ser instalada em qualquer sistema, o mesmo código pode funcionar em diversos dispositivos, desde PCs a, sei lá, rádios de carros.
Em 2009/10, a Oracle comprou a Sun Microsystems, e, juntamente, a plataforma e linguagem Java.

Sintaxe

A sintaxe do Java é altamente influenciada pelas linguagens C e C++. É válido destacar que o Java é baseado em classes, consequentemente, todo o código deve pertencer a uma classe, e todos os valores são objetos (exceto tipos primitivos). Este é um exemplo de "Hello World" em Java.

public class HelloWorld {
    public static void main(String[] args) {
        System.out.print("Hello, World!");
    }
}

Usos

Por ser "executado" na JVM, o Java pode ser usado em basicamente qualquer lugar. Alguns de seus usos mais famosos são:

  • Mobile: o Java, em conjunto com o Kotlin, protagoniza papel importante no desenvolvimento nativo para Android, estando presente em apps como Spotify e Twitter;
  • Back-end: com apoio de ferramentas consolidadas como Spring, Hibernate e etc., o Java é uma das linguagens mais usadas para server-side;
  • Desktop: com uso de Swing, JavaFX, entre outros, é possível criar UIs para desktop com Java.

Além de vários outros, inclusive em dispositivos que não sejam PCs/smartphones, como relógios, rádios de carros, etc.

Vale a pena?

A resposta é: sim! O Java é uma linguagem fácil de aprender, com muita comunidade e conteúdo disponível, em demanda, que paga muito bem, entre outras características. É uma boa linguagem para estudar fundamentos como estrutura de dados, algoritmos, POO, etc. Você não perde nada em estudar Java. Venha para o lado café da força. ☕

Minha experiência

Comecei a estudar Java no início do ano, juntamente com desenvolvimento back-end (sou um dev front-end, nunca havia estudado outra área, apenas um pouco de mobile). Venho gostando muito de usar a linguagem, que é de fácil entendimento e uso (ter uma base de JavaScript acelerou o processo, por mais que sejam linguagens bem diferentes). É uma linguagem cuja pretendo me aprofundar e trabalhar melhor com ela, além de, futuramente, estudar Kotlin (o Java Jr.). Recomendo a todos com chance e vontade, que estudem Java. Nenhuma linguagem é perfeita e Java não é exceção, mas ainda é delicinha de se usar e você não irá se arrepender.

Aqui estão dois projetos que fiz com Java. Não são back-end; apenas programas simples de terminal, mas já servem como estudo.


Obrigado por ler até aqui! Não tenho certeza se o artigo ficou muito bom, mas espero que tenha gostado. Sinta-se livre para comentar: qualquer crítica, feedback ou comentário é bem-vindo.
Até mais! 🐢

Carregando publicação patrocinada...
1

Ótimo artigo, me lembrou de coisas que eu já havia esquecido a tempos, a linguagem é realmente maravilhosa, quando eu comecei achava algo muito complexo e que jamais entenderia bem o que acontecia ali, mas com um pouco de esforço consegui aprender e atualmente me sinto muito confortável escrevendo código nela, inclusive programar para web com Spring é uma das coisas mais satisfatórias atualmente para mim.

1

Valeu pelo feedback! Em breve vou começar a estudar/usar Spring também, dei uma olhada mais rasa e parece muito interessante e satisfatório de usar.

2
1

Java desktop ainda é usado nos tempos atuais? (uma dúvida minha) Meu primeiro emprego foi um ERP feito com Java Swing e depois migrado para Spring.

1

Sim, ainda é utilizado. A tecnologia não é tão "popular" atualmente, pois a geração de devs atuais já "nasce" no navegador, logo só pensam em apps para web.

Apesar disso continua sendo ótima alternativa para casos em que se aplica, pelo fato de ser uma linguagem consolidada no mercado, com ótima documentação e enorme base de pesquisa. Além de ser multiplataforma, é claro.

No Brasil, boa parte da população brasileira é atendida por sistemas java desktop.
Por exemplo:

  • Sistema dos correios - abrangência nacional, instalado em milhares de terminais pelo país inteiro.
  • Sistem da receita federal para declaração do imposto de renda. Utilizado anualmente por vários milhões de pessoas.

Enfim... é importante entender que cada tecnologia tem seu propósito e deve ser utilizada de acordo com a sua capacidade de aplicação em uma necessidade concreta.

1
1
1

Comecei a estudar JAVA agora tbm.. ja assisti os videos do Guanabara, e agora estou finalizando a playlist da Loiane (muitos bons por sinal)

A primeira impressão que tive é que o JAVA é fortemente tipado.. ele pede tipo em tudo (como estava acostumado com JS e PY, isso assusta um pouco). Mas depois de um tempo ja estou mais acostumado.. kk Trabalhar com classes no JAVA tbm é delicinha.. existe POO em JS mas é meio que um "faz de conta" ... aqui no JAVA as classes são classes mesmo!

Proximo passo agora tenho entender como trabalhar com JAVA no back-end, como integrar banco de dados, FrameWorks etc

1

Boa!
E sim, pra quem acostuma com linguagens tipo JavaScript, ir pra Java ou semelhantes causa estranheza no começo, mas acostuma rápido. Mas gosto desse caráter mais "nominativo", deixa tudo bem claro e até ajuda a previnir erros. A POO também é bem legal de mexer, às vezes é verboso mas deixa tudo bem organizado :]

1
1

O Java ou você ama com todas as forças ou odeia com a mesma intensidade, o meu caso é a primeira opção ☕!

Parabéns pelo conteúdo, muito legal acompanhar sua jornada de aprendizado por aqui, continue postando!

1

Com certeza, e atualmente estou na primeira opção também. Espero não ser contrariado futuramente kkkk

Valeu pelo feedback! ☕

1

Eu comecei a estudar java a um tempo atrás e parei, não dediquei agora tomei pau na matéria , preciso de indicações de cursos, video aulas e etc, eu estou passando a ver programação de uma forma mais abrangente , com reais possibilidades de ter uma estabilidade futura acredito que java vai ser o dividor de aguas pra mim , tive até propostas de emprego para programar em java, agora e estudar e dedicar o máximo.

1

Boa, foque e estude bastante mesmo, não é nada fácil, mas, no fim, vale a pena. Recomendo estar sempre praticando, pegando projetos e codificando por conta própria e caso surja dúvidas, consultar documentação, fóruns, etc. Eu, pelo menos, gosto de estudar programação assim.

Boa sorte com os estudos e com o Java!