Como 15 usuários me ajudaram a lançar oficialmente a Simplica: Inteligência Financeira neste começo de ano sem saberem?
Após 3 meses desde o primeiro pull request, me vejo em uma posição que sempre sonhei estar: um caos total rsrs. Mas é um caos maravilhoso! Resolvi compartilhar algumas dicas com vocês, que desejam construir algo neste ano, baseadas no que vivi até aqui. Vamos lá:
- Comece sem medo de errar
Se você, assim como eu, nunca entendeu muito sobre startups e negócios, relaxa. Aprender faz parte do processo, e muitas dessas lições virão graças aos seus usuários. Não espere estar 100% preparado para começar, porque os erros e as desavenças seram seus principais mentores.
- Entenda 100% o problema que você quer resolver
O diferencial da sua ferramenta estará na capacidade de economizar algo valioso para o usuário: tempo, dinheiro ou esforço. Não importa quantos aplicativos similares existam; se o seu produto realmente resolve o problema e entrega valor, ele terá espaço. Foque em criar recursos ou ferramentas que entreguem essa economia de forma clara e objetiva.
- Teste e valide sua ideia desde cedo
Não vem com essa de querer se atentar aos detalhes e definir as cores pixel por pixel. Gaste mais do seu tempo conversando com possíveis usuários. Descubra as dores reais deles antes de se jogar na construção. O feedback inicial será essencial para moldar algo que realmente você deve lançar no começo.
- Estude seus concorrentes
Depois de entender o problema que quer resolver, mergulha nos concorrentes. Ver o que eles estão deixando de fazer. Por exemplo, você usa aplicativos de gestão financeira? Eu não usava e, conversando com várias pessoas, entendi o porquê: são todos “mais do mesmo”. Eles registram gastos, mostram gráficos e pronto. Porém, muitas pessoas, especialmente aquelas com recursos limitados, precisam de algo mais: um verdadeiro “comandante” das finanças. Foi nessa lacuna que decidi atuar.
- No começo, faça muito com pouco
Não se preocupe em criar a arquitetura do ChatGPT ou do Facebook logo de cara. Use o que você conhece e o que está ao seu alcance. Complicar demais no início é desperdício de tempo e energia, especialmente quando você ainda está conquistando seus primeiros usuários.
- Dedique o tempo que você tem disponível
Durante esses 3 meses, eu não tive o dia inteiro para me dedicar. Geralmente, consegui separar de 3 a 4 horas por dia (e nem todos os dias). E tudo bem! O importante é avançar no ritmo que você consegue. Seja constante e mantenha o foco.
E a pergunta inicial?
No fim, o que realmente importa é o quanto você está empenhado em dar uma chance à sua ideia. Esteja o mais próximo possível dos seus usuários. Não tenha medo de questionar, explicar e, principalmente, entender o que eles precisam.
Vem dar uma olhada na Simplica:
Fonte: https://www.simplica.com.br/