Executando verificação de segurança...
19

Criei um zumbi online, mas valeu a pena!

Há quase um ano eu criei um protótipo de ferramenta que conectava o ChatGPT diretamente com o nosso ambiente de desenvolvimento, permitindo "programar" em linguagem natural.
No formato "custom gpt" o negócio funcionou bem, mas acabou se tornando inviável por algumas coisinhas como: ter que ficar dando "allow" a cada iteração, e principalmente o fato que era acessível apenas para assinantes Plus do ChatGPT.

A proposta era interessante. Fazia quase o mesmo que o Composer do CursorAI faz hoje. Mas dado a inviabilidade o projeto tá na gaveta.
A extensão se chama "Dev Assistant AI" e está no marketplace do VSCode, mas atualmente não faz nada... então nem instale! 😁

Neste vídeo, do ano passado, eu mostro ele em funcionamento: https://youtu.be/cFvsqirKqHc?si=4gs-v3rJQ3MFTL-W

Depois disto, eu implementei uma infinidade de coisas:

  • versão simplificada da extensão usando Python
  • versão em CLI com Python (publicada no Pypi como dev-assistant-client) que não dependia da extensão para VSCode mas com capacidade para manipular arquivos, códigos, acessar terminal e muito mais
  • Python service runner, que utilzava o mesmo princípio mas sem websockets, apenas com long-polling ( que curiosamente demonstrou funcionou melhor...)
  • Painel admin com Laravel com gerenciamento de keys para autenticação dos clients;
  • Documentação básica inicial
  • PWA com Nuxt para uso genérico, como o ChatGPT mas conectado diretamente com a extensão
  • Um GitHub app integrado que podia abrir issues e até mesmo criar PR's
  • Um sistema de embeddings usando OpenAI e Langchain
  • Um API server de AIs usando LangServe no HuggingFace, integrado com o Laravel
  • Uma série de outras coisas como CI/CD com GitHub actions, testes, etc.

No fim das contas, nunca divulguei, nem congitei monetização, e obviamente houve ZERO interesse externo...

E o projeto se tornou um zumbi online 😕 ...

Depois de refletir um pouco, acabei concluindo que está tudo exatamente como deveria estar e o projeto realmente alcançou o objetivo proprosto desde o início: o meu estudo e aprendizado.

Pode ter certeza que o que aprendi criando tudo isso valeu o investimento, seja em tempo ou dinheiro.

Enfim, mesmo que o projeto não tenha atingido popularidade ou um modelo sustentável de uso, ele cumpriu exatamente o que eu buscava: me proporcionar a oportunidade de entender melhor as complexidades de integrar IA no desenvolvimento, explorar novas tecnologias e fortalecer meu conhecimento em várias áreas, desde Python que eu nem sabia, até conceitos aprofundados em AI e automação.

Talvez um dia eu voltar a mexer nele, talvez fazer uma versão mais siples, sei lá, ou adaptada para as novas tendências. Mas por agora, fica o legado do aprendizado e a satisfação de ter colocado ideias em prática, enfrentando os desafios e evoluindo a cada passo.

Então, se você está com medo de se jogar em um projeto grande sozinho, meu conselho é: vá em frente. Mesmo que o projeto se torne inviável, o conhecimento adquirido é impagável. Às vezes, o verdadeiro sucesso não está nos downloads ou na monetização, mas no que você se torna durante o processo.

Até!

Carregando publicação patrocinada...
2

Que oportunidade massinha como diria o Deschamps!

Cara esse é o verdadeiro espirito de fazedor, faça por você e não pelos outros né.

3

Você tocou em um ponto que já foi assunto que levei pra psicóloga 😅
O lance da fazer para os outros ou fazer pra si mesmo, é uma das coisas que me bloqueia muito pois eu sinto que se é só pra mim a coisa perde o sentido, acabo aprendendo claro, mas a sensação de ser inútil é grande. Já quando se trata de coisas de trabalho, para cliente, ou que outras pessoas usam ou gostam, aí sim, se torna uma tramenda motivação pra mim (pra qualquer um acho).

Apesar do post orginal ali ter uma pegada motivacional, o que rola é o oposto pois decidi deixar de lado algo que dediquei bastante esforço.

2
2

Que daoraaaaa !!, incrivel esse projeto, e pensar que temos grandes empresas hoje focando nesse tipo de desenvolvimento, acredito que com a divulgação o projeto possa crescer ainda mais.

2