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Comunicação é muito importante para o desenvolvedor e é uma das principais soft skills.

Sempre tive muita dificuldade em me comunicar e expressar o que queria dizer por mensagens, e em reuniões isso me afetava muito também. Mas uma coisa que percebi é que a prática e o hábito de tentar ser melhor entendido, ajuda demais nisso e com o tempo vamos melhorando no sentido da comunicação.

O artigo faz muito sentido e todos devs deveriam ler e aplicar no dia a dia, isso ajuda a ir longe.

Uma coisa que utilizo também, é não esperar que a pessoa responda para enviar o que preciso, por exemplo:

Lucas:
10h40 - Ola fulano, tudo bem?
Fulano:
12h40 - Ola Lucas, estou bem e vc?
Lucas:
12h45 - Estou bem, preciso que me libere um acesso, consegue me ajudar?
Fulano:
16h40 - Qual é a ferramenta?
Lucas:
16h45 - Github
Fulano:
17h10 - Qual é usuário?
Lucas:
17h15 - lucaslegal123
Fulano:
17h10 - liberado!
...

Nota-se que acabei perdendo muitas horas até que o Fulano pudesse responder para somente conseguir uma liberação de acesso ao Github.

Agora vamos para uma outra comunicação, sendo mais direto ao ponto:

Lucas:
10h40 - Ola fulano, tudo bem?
10h41 - Você poderia me liberar acesso ao repositório do projeto x no github?
10h41 - Meu usuário é lucaslegal123?
Fulano:
12h40 - Ola Lucas, estou bem e vc?
12h40 - Acesso liberado!

Já na primeira interação com Fulano, já conseguiu resolver meu problema de acesso.

E vocês, quais dicas tem para dar sobre comunicação em desenvolvimento??

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Um ponto muito bem colocado e destacado, é o fator "humano", cumprimentar o colega, e gerar uma interação sadia. Por vezes vejo colegas tentarem ser diretos de mais, e acabarem parecendo arrogantes ou sendo mal interpretados devido a comentários "secos".

Certamente um pouco de gentileza e afeto, ajudam a agregar valor nas relações interpessoais e melhoram o ambiente de trabalho.

 Bom dia! 
 Como você tem passado? Você poderia me mandar X arquivos?
 
 Opa fulano, na correria?
 Você poderia me dar uma ajuda nesse topico? Tentei X, Y e Z, mas nada.
 

Pequenas ações podem gerar grandes mudanças, principalmente com o tempo e consistencia.

Forte abraço, MoonHawlk.

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Concordo, mas tenho ressalvas pois a abordagem pode ser direta a depender da interação, comportamento e até cultura dos membros da equipe. Por exemplo:
Trabalho full remoto numa equipe 100% brasileira e que fica logada no Teams durante todo o expediente (isso não é obrigatório, mas nossa interação é bem boa assim e quem quer ficar fora pra focar e não se incomodar com os side talks não é mal visto). Dito isso, durante o dia eu só chamo direto pela pessoa pra peguntar pois já não temos a "barreira" dessa formalidade. A comunicação do dia-a-dia se assemelha muito a do trabalho presencial.
E sobre a assertividade, minutos atrás mandei mensagem para a PO pra tirar uma dúvida assim:

"Fulana, tal tipo de público tem que ter o filtro xpto?
Perguntando pra saber se esse filtro deve aparecer pra esse tipo de público tal. Atualmente só mostra pro tipo de público xyz."

e ela acabou de me responder:
"não tem. Só no tipo de público xyz mesmo."

Esse tipo de comunicação assertiva eu aprendi e já praticava no trabalho antigo, de outra área não tech, e apostei muito na minha boa comunicação e xp "de dia-a-dia" quando migrei de área.

MAS, em contraponto a primeira parte dessa mensagem, se a pessoa trabalha com outras de cultura diferente ou mesmo num modelo com menos tempo logado com a equipe, essa comunicação mais formal e menos direta pra perguntar algo talvez seja essencial pra "quebrar o gelo" da distância.

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