Internet morta por um lado seria bom ser verdade (é apenas uma teoria), pois tornaria evidente que as IAs não estão criando novidades ao menos quando provocadas para isso. Se realmente ocorresse, seria desejável que essas criações não passassem despercebidas pelas novas gerações, responsáveis por filtrar o conteúdo útil. Porém, não me surpreende se as IAs até isso conseguissem mascarar.
O lado ruim dessa "internet morta" é a transformação da rede num deserto de coisas sem qualidade pelo excesso de informação. Talvez, nessa hipótese, as coisas antigas tornem-se algo valioso para humanidade assim como certos achados antigos são preservados. O valor das coisas só se estabelece pela sua raridade e utilidade, não basta apenas ser rara.
Latitude positiva
Que legal terem ido ver as auroras boreais! Incríveis, não? Por aqui só fotos. Desta vez não tivemos a mesma chance de ver auroras austrais aqui no sul da américa. Há previsões da atividade solar aumentar até o fim de 2025 (são apenas previsões) o que pode trazer o espetáculo para outras regiões do globo.
Existe uns números que aumentam à medida que um novo "vento solar" está atingindo a atmosfera terrestre. Caso veja barras vermelhas neste site www.swpc.noaa.gov, vale a pena conferir aí nos céus do "fim do mundo" (no bom sentido) os espetáculos, tentar ouvir um rádio sintonizado em ondas curtas ou mesmo tentar usar o GPS no período de alta atividade da ionosfera.
Como a massa ejetada do Sol não viaja à velocidade da luz, demora alguns dias para alcançar a atmosfera terrestre, aparentemente sendo possível fazer algumas previsões:
https://www.spaceweatherlive.com/en/reports/3-day-forecast.html
Outro site que apresenta algumas animações/previsões é o earth.nullschool.net. Te permite voltar no tempo para conferir a probabilidade de ocorrência de outras auroras pelo globo. Por exemplo, essas são da semana retrasada.
https://earth.nullschool.net/#2024/10/07/0055Z/space/primary/waves/anim=off/overlay=aurora/orthographic=-48.03,59.64,278
No dia 12 de maio de 2024 reunimos relatos aqui no Tabnews.