Executando verificação de segurança...
25
Carregando publicação patrocinada...
2

Chato é ficar subindo as coisas na mão, uso muito o Docker no meu workflow de desenvolvimento, para subir serviços como Postgres, Grafana, Prometheus, etc. Antes de conhecer o Docker e tirar um tempo para estudá-lo, ficava muito tempo tendo que sempre que subir tudo que ia usar na mão, executando de um por um, antes de realmente começar a desenvolver. Não tive essa ideia do script "preparar_ambiente.sh" antes kkkk.

Inclusive, parabéns pelo blog, comecei o meu também recentemente (divulguei em um post aqui), mas ao contrário de você, 20 anos eu tenho é de idade 😅, então, o blog é mais para compartilhar o que estou aprendendo, criando ou qualquer outra coisa que eu acho legal, até porque, um blog tem muito do "pessoal" de quem escreve.

1
2

Simplesmente pulei a primeira fase, lembro de estar fazendo um projeto e precisa rodar o kafka e ainda não sabia trabalhar com Docker. Gastei algumas boas horas configurando o ambiente e o java pra rodar aquilo.

Depois de um tempo aprendi o docker e foi questão de minutos e já tinha o kafka funcionando, aquilo pra mim foi uma maravilha.

Atualmente troquei de stack no trabalho, de JS pra C#, a primeira coisa que fiz foi configurar o ambiente pra rodar com docker. Hoje não me vejo trabalhando sem ele

2

Dá para traçar uma limha no antes e depois do Docker... Antes eu recorria a VM's, agora consigo ter muitos ambientes no meu note com poucos arquivos e alguns comandos. Sem falar nos ambientes de fábrica, homologação, a entrega ficou mais simples.

2

Muito obrigado por compartilhar conosco sua experiencia, eu tambem tinha muito preconceito com o docker antigamente mas depois que comecei a entender melhor como funciona e seus beneficios hoje valorizo bastante.

1

Eu não cheguei na fase do legal.

Claro que tem casos que precisa mesmo, mas eu faço as cosias simples, eu não uso coisas que tem trocentas dependências, que viram uma atração de equilíbrio em circo. Portanto eu não adota uma ferramenta para consertar os problemas causados pelas decisçies errdas anteriores.

Novamente, tem cenérios que você tem menos controle mesmo, e pode ser útil, mas na maioria a pessoa escolhe ter o problema.

Agredeço pela postagem. Espero que todos reflitam que existem lados diferentes, e o apresentado tem várias desvantagens também, não é só vantagem.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

0
1
1

Doscker de fato é muito top, mas tem algo que não consegui entender/resolver é como montar o ambiente de desenvolvimento de maneira como eu consiga debbugar, isso no frontend. No backend como no c# o proprio Visual Studio já gerência as imagens e dá para debbugar e tudo mais, mas e no frontend como faria?

1

Você recomenda a um desenvolvedor com foco no front-end?
Aprender a usar o docker e criar um docker file no front-end para projetos pequenos envolvendo apenas um back e um front?