Quanto tempo de experiência para se candidatar pra uma vaga internacional?
Recebi essa pergunta no formulário que publiquei no meu primeiro artigo. Vou responder com base na minha experiência como engenheiro de software. Mas acho que tudo aqui é válido para qualquer vaga remota internacional.
Inclusive, se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para usar o formulário ou deixar um comentário. Ou pelas minhas redes sociais.
Nessa semana, temos uma surpresa no final do artigo. 🙌
🎯 Conseguir um trabalho na gringa é uma questão de dois passos:
-
Conseguir a entrevista
-
Passar na entrevista e receber a oferta
Experiência profissional ajuda nos dois passos, mas de maneiras diferentes para cada um. Mas existem outras maneiras de se destacar também.
Não quer dizer que é fácil. Existem vários fatores envolvidos, e alguns estão fora do nosso controle. Mas o importante é tentar de qualquer forma. E existem algumas dicas que não envolvem experiência profissional que você pode aplicar. Vamos falar delas em seguida.
Conseguindo a entrevista
Contratação de uma pessoa é um exercício de confiança.
Você precisa demonstrar ao gerente que você é capaz de fazer um bom trabalho.
Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é através de um bom currículo. Onde suas experiências dizem como você é um bom profissional.
Mas não é a única.
No contexto para uma vaga de engenheiro de software, tente outras estratégias como:
-
Mande um e-mail diretamente para o CEO/fundador da empresa. Escreva de forma clara e correta. Compartilhe um link do seu portfólio digital.
-
Teste o produto. Reporte um bug, sugira uma nova funcionalidade. Arrisque sua opinião sobre o que deve ser feito.
-
Use as ferramentas que a empresa utiliza. Mostre que você entende do ambiente que a empresa usa.
-
Construa o seu histórico digital com suas tentativas e sucessos. Use o LinkedIn, Twitter, Dev.to, ou seu próprio site. Deixe o seu trabalho falar por você mesmo.
-
Procure por exemplos de outras pessoas que trabalham na empresa e publicaram na internet. Veja as histórias de sucesso deles e tente aplicar certos elementos na sua candidatura também.
-
Crie um side project. Um projeto de sucesso mostra para as pessoas que você consegue: escrever código, resolver problemas de pessoas e que você é independente. E não precisa de nenhum gestor te falando o que fazer. Que você é um gerente de um só.
Sim, experiência profissional ajuda. Mas, não é a única forma de você mostrar que consegue fazer o trabalho necessário.
O seu objetivo deve ser responder a pergunta do gestor: "por que eu devo contratar essa pessoa?".
É difícil definir em termos de anos de experiência quando você vai estar pronto. Mas, se você não tentar, nunca vai saber a resposta. Mostre que você quer o trabalho, e que é capaz de realizá-lo. Não se preocupe com fatores arbitrários sobre quantos anos de experiência você tem.
Passando na entrevista
Seu currículo agora deixa de ser o fator mais importante.
Suas experiências anteriores ajudam aqui desde que sejam relevantes para a vaga que você está aplicando.
Mas, que importa agora é o seu desempenho na avaliação da empresa.
Para engenheiros de software, tenho outro artigo falando sobre os processos seletivos.
Se precisar estudar, faça isso de forma inteligente. Pesquise por experiências de entrevistas anteriores na empresa. Entenda se eles buscam conhecimentos em algoritmos, domínios de linguagem, projeto de sistemas (system design), frontend.
Escreva sobre os seus conhecimentos. Publique-os se puder. Eles podem ajudar outras pessoas que estão em uma situação parecida.
Lembre-se também de não negligenciar a entrevista comportamental. Já falei anteriormente que eu acho ela a melhor forma de se destacar num processo seletivo.
Mas então, quantos anos de experiência eu realmente preciso para me candidatar para uma vaga na gringa?
Como tudo na engenharia de software, depende. Mas, a minha resposta é: zero. Você pode começar desde a primeira.
Claro, existem problemas com isso.
É menos comum vaga para engenheiros de software júnior trabalhando pra fora.
É um ambiente mais competitivo: qualquer pessoa no mundo pode se candidatar. Além disso, são vagas remotas, que estão ficando cada vez mais competitivas.
Anos de experiência te ajudam a se tornar uma pessoa mais competitiva nesse espaço. Mas, não acho que você precise esperar para começar a tentar.
Faça outras coisas que te ajudem a se destacar.
Participe de comunidades. Faça projetos. Publique-os. Escreva sobre o que você sabe.
Não espere uma métrica arbitrária como anos de experiência para definir o que você espera da sua carreira. Tome posse dela você mesmo.
Pense em aonde você quer chegar. E escreva todos os passos necessários do que você precisa fazer para chegar lá.
Vou dar um exemplo aqui: a Camila Rosa.
Ela fez a transição de carreira de produção de TV para gerente da comunidade tech do Meteor. E foi a primeira experiência de trabalho dela no mercado de tecnologia.
Eu conversei com a Camila, e um dos principais fatores que levaram a essa oportunidade foi participar em eventos! Ela conheceu pessoas na área, que levou ela a ficar sabendo de uma vaga, que então se candidatou e passou.
Use histórias como essa como inspiração. E se dedique para o seu objetivo.
Eu nunca falei em público fora da faculdade num evento de tecnologia. Mas, vou enviar três palestras diferentes para o The Developer's Conference SP esse ano.
Não sei se vou ser aceito (torcendo para pelo menos uma 🙏). Mas, vou tentar de qualquer forma.
Faça coisas fora da sua área de conforto.
Sorteio e agradecimentos
Essa semana, dia 27 de junho, atingimos nossa marca de 100 assinantes! Com 43 dias desde a publicação do primeiro artigo.
Queria agradecer a todos a todos que assinaram até agora! Escrever esses artigos semanais tem sido uma experiência incrível. Espero poder alcançar cada vez mais pessoas e publicar conteúdos cada vez mais úteis para todos. ❤️
Para celebrar esse marco, eu queria propor uma ideia para os que participam da comunidade: um clube do livro. Lendo um capítulo semanalmente e encontrando no Discord para trocar conhecimentos. 📚
Pensei em começarmos com um livro que seria ideal para todos os níveis de conhecimento: Entendendo Algoritmos, de Aditya Bhargava. Algoritmos e estruturas de dados são essenciais para qualquer engenheiro de software. E necessários também para um bom desempenho em entrevistas no estilo de leetcode.
Grokking Algorithms by Aditya Bhargava is hands down the best guide on algorithms from beginners to experienced engineers. A very approachable, and visual guide, covering all that most people need to know on this topic. I am convinced that you don't need to know more about algorithms than this book covers. Escrito por Gergely Orosz, autor do blog Pragmatic Engineer.
Se tivermos pelo menos dez interessados no clube do livro, devemos começar na segunda metade do mês de Julho. Participe da enquete no Substack para mostrar seu interesse.
Como comemoração aos 100 inscritos, vou sortear uma cópia para entre todos os assinantes! Vou fazer esse sorteio ao vivo no YouTube e Twitch daqui 2 semanas, Domingo, dia 13 de julho. Semana que vem vou estar em um casamento então vai ficar para a outra.
Se chegarmos em 150 inscritos até a hora do sorteio, vamos sortear duas cópias ao invés de uma só.
Você gostou dessa edição? Se sim, tem duas coisas que você pode fazer para ajudar:
Se você acha que outra pessoa pode gostar desse artigo, 🔁 compartilhe.