Utilizando a inteligência (natural e artificial) | Aprenda Rust (ou qualquer outra coisa q vc quiser)
Dominar uma nova linguagem de programação não é tarefa fácil. Desafios estão à espreita, desde lacunas em conhecimentos básicos até obstáculos como a falta de material didático na nossa língua, problemas de gerenciamento de tempo e outras coisas mais.
Mas, para nós, desenvolvedores, aprender novas tecnologias é como um ritual sagrado. Nossa veia autodidata nos guia nessa jornada no vasto mundo do desenvolvimento.
No entanto, algo que precisa ser levado em conta, é que não basta ser autodidata. A disciplina e organização sempre tem que entrar em cena para garantir que nosso aprendizado seja eficaz.
E foi por isso que pensei em utilizar esse método que irei apresentar.
O Plano de Estudos: Desvendando o Método:
Imagine ter um plano detalhado para guiar sua jornada de aprendizado. Mas, como fazer um plano quando estamos começando do zero? A solução que encontrei foi recorrer à Inteligência Artificial.
A Parceria com a IA: O Plano de Estudos Desvendado:
Solicitei ao Chat GPT 3.5: "Crie um plano de estudos para aprender Rust, abordando os principais recursos da linguagem." A resposta foi um plano em 3 partes: Iniciante, Intermediário e Avançado, com tempos estimados para cada etapa.
Praticando com Propósito: Exercícios e Projeto Final:
Aprendizado não é completo sem prática. O plano também inclui cerca de 160 exercícios, organizados por temas. E para selar o aprendizado, um Projeto de Conclusão.
Compartilhando o Caminho: Repositório de Aprendizado:
Quer embarcar nessa jornada para aprender Rust? Disponibilizei o repositório da Jornada Rust no meu Github é só fazer um Fork e começar a estudar.
Considerações Finais:
- Este plano de estudos, foi feito com auxilio de Inteligência Artificial. Provavelmente talvez contenham alguns erros. Mas nada que impeça o aprendizado. Isso aqui é apenas uma Guia para a Jornada Rust.
- Honestidade é importante: Quando estamos aprendendo algo, é muito importante não trapacear. Neste caso, "trapacear" que eu falo é utilizar o Github Copilot ou outra ferramenta desse propósito neste momento de aprendizado. A IA pode ser uma ferramenta para seu conhecimento ou uma bengala para a sua preguiça. Isso vai depender da forma que você a usa.
- Outra coisa importante é manter o foco nos exercícios. Completa-los sempre.
Desvendar uma nova linguagem de programação requer esforço e direção. Com a parceria entre autodidatismo, disciplina e uma pitada de IA, podemos conquistar esse desafio de frente. O caminho está traçado, agora é a hora de mergulhar na Jornada Rust ou explorar outras tecnologias. A escolha é sua.