Executando verificação de segurança...
1

TabNews Mobile app - Como é feito um projeto de UI/UX profissionalmente

Tem 2 meses que eu vim aqui na plataforma falar sobre desenvolver UM PROJETO do TabNews mobile. Pois, sim, estou de volta pra contar as evoluções desse desafio e pedir uma força da comunidade pra a próxima etapa que está se iniciando.

Quero usar um pouco esse espaço pra te contar sobre 3 tipos de projetos que deixam qualquer desenvolvedor de cabelo em pé, - quando ainda tem cabelo - sendo eles o projeto inexistente, o projeto fake e o projeto bagunçado.

Nos meus 10 anos de experiência, eu convivi com os 3 tipos. No início da minha empresa eu ainda tinha projetos desses tipos aqui dentro. Teve uma época em que os designers nem gostavam de ver as evoluções do time de desenvolvimento, porque era tudo muito grotesco.

Projeto

Mas antes de vir aqui e falar um monte sobre projeto ruim, vamos definir o que é um projeto.

Um projeto é uma linha guia pelo qual o trabalho vai orbitar. Ele pode ser composto de um protótipo baixa fidelidade, uma documentação do que e para quem é aquele produto e, claro, um Roadmap do que e quando precisa ser entregue.

Vão sim existir projetos mais bem definidos e outros menos definidos, mas logo você entenderá por que esses 3 tipos de projetos tiram o ultimo fio de cabelo da nossa cabeça.

Projeto inexistente

Acho que quando todo dev inicia, ele acha que é pegar a ideia do cliente e já sair codando a tela. Com tela feita, surge a necessidade da api - bate a cabeça com a api e vai indo nesse ritmo frenético.

A primeira, segunda, talvez até a terceira tela funciona muito bem nesse fluxo, mas eu garanto que, quando ele coloca essas telas nas mãos do cliente, tudo começa a desmoronar.

Esse é o projeto inexistente, normalmente, esse cliente quer pagar 5 mil reais no próximo mercado livre, e acha que só precisa ter o aplicativo funcionando para isso.
Fica aqui um red flag pra você, dev:

Se o seu contratante achar que precisa ter o app perfeito pra atrair o cliente, pode ficar sabendo que ele não sabe nada de tecnologia, mas ainda mais ele não sabe nada de negócios.

Projeto Fake

Esse é um clássico! Normalmente, o programador júnior já calejado consegue fugir dos projetos inexistentes. Muito porque ele sabe que não adianta a quantidade de horas que ele gaste, ou a quantidade de telas que fique pronta, ele nunca vai conseguir o app ideal que o dono do projeto inexistente tem na sua cabeça - dica: não existe projeto ideal na cabeça dele, ele tá inventando conforme você entrega as telas.

Daí ele espera ver pelo menos um protótipo, uma tela desenhada. E o projeto fake é exatamente isso, apenas as telas. Normalmente, esses projetos são fruto de trampo do Fiverr. Sabe aqueles anúncios 3 protótipos por R$99? Trampo super justo e, sendo bem sincero, eles entregam até mais do que o valor vale.

Explicando esse trampo, eles tem templates de projetos, como se fossem frameworks de ui, só que pro figma. E ai eles pedem que o cliente descreva cada tela, listando as “features” e com isso eles montam um pequeno Frankenstein.

O ponto principal aqui é que isso se parece com um projeto, anda como um projeto, mas o resultado é bem diferente de um projeto. Porque um produto não é uma lista de features. Um produto é fruto de uma pesquisa de mercado, onde se considera o usuário primeiro, os objetivos da jornada, se testa hipóteses e tantas coisas.

Muitos de nós caímos em projetos fakes. Se você não caiu ainda, acredite, um dia irá.

Projeto bagunçado

Esse é o clássico, e eu defendo que uma equipe iniciante tende a começar projetos de forma bagunçada. Mas atenção pra um projeto ser bagunçado, precisa haver no mínimo um designer no time tentando organizar a coisa toda.

Normalmente o projeto se torna bagunçado por falta de maturidade do designer. Um bom designer, mesmo que pegue o pior cliente, consegue defender as etapas inegociáveis de um projeto e mostrar com dados que pular uma etapa pode parecer economia de tempo, mas é na verdade burrice.

Aqui eu vou dizer que é onde todos nós estamos. Temos designers nos nossos times, mas o projeto não é visto como um produto vivo que sempre está crescendo.

Contraponto: Projeto Mobile do TabNews

Tudo isso pessoal eu vivi como dev e, no inicio da minha empresa, a Badico Cloud, eu estava com todos meus projetos bagunçados. Perdi projetos, perdi clientes e pior: perdi profissionais por causa disso.

Há pouco mais de 1 ano atrás assumimos o compromisso com nosso pessoal de criar um time de produto, não só capaz de nos auxiliar mas de oferecer um serviço de fato profissional nessa vertente do desenvolvimento de software.

E cá estamos. Esse time, levou pouco mais de 45 dias, para pesquisar, idear e prototipar uma versão do TabNews iOS.

Com o desafio de trazer funcionalidades com uma boa hierarquia e um app realmente pensado pro mobile e não meramente adaptado, nosso time pensou em boas práticas, padrões de UX, adequação a convenções do S.O. e muito mais. E, agora, pela primeira vez, vamos mostrar um pouco desse projeto para algumas pessoas, testers, e você pode ser um deles!

Sua vez de ajudar

Nossa missão agora é validar novas funcionalidades e verificar, ainda, oportunidades de melhoria no protótipo. Quer ser voluntário nesse teste?

Responda o formulário abaixo e vamos nessa! 🚀🚀
PESQUISA DE USABILIDADE TABNEWS

PS: no proximo post eu trago detalhes de como ficou, e quem sabe até um videozinho...

Carregando publicação patrocinada...
3