Executando verificação de segurança...
3

Parabéns pela publicação, bem detalhada e mostrando todos os pontos.

Eu só fico com o pé atrás de usar um serviço assim pois a AWS é "Pay as you go", então você só paga pelo que usar, mas isso pode ser uma armadilha tb.

Digamos que alguém faça um ataque de DDoS, eles não vão derrubar nenhum servidor, pois estão batendo diretamente na AWS, mas isso pode fazer seu numero de solicitações de leitura pro S3 aumentar, seu custo de transferência de arquivos, etc, e tudo isso vai gerar um custo em sua infra grátis.

O que quero chamar a atenção é que temos que pensar que podem acontecer coisas assim, e temos que por travas de limite, para não termos sustos na fatura do cartão.

As vezes é bom que uma aplicação caia, e não saia escalando infinitamente gerando custos absurdos, só temos que estar preparados.

Comento isso baseado nesse topico:

Carregando publicação patrocinada...
2

Você tocou em um ponto importante e antes de começar a usar a AWS fiquei um bom tempo pesquisando a respeito, pois sou noiado com contas. Esse tipo de ataque que você descreveu é classificado como "denial of wallet", pois é um ataque financeiro.

Na AWS existe o AWS Shield Standard, que já vem habilitado por padrão quando se usa CloudFront e ele já identifica e protege contra ataques DoS. Então não é tão simples fazer um ataque:

https://docs.aws.amazon.com/pt_br/waf/latest/developerguide/ddos-event-mitigation.html

Um passo simples, mas importante quando se usa AWS, é criar alertas para diferentes custos no AWS Budgets. Um alerta para um valor um pouco acima da média da mensalidade da AWS, outra para $5 a mais, uma outra maior e assim por diante. Esses alertas podem ser na forma de um e-mail ou até SMS. Inclusive é posssível configurar limites para verificar se o free tier não será ultrapassado. A AWS é falha nesse sentido, pois por padrão não vem configurado nenhum tipo de alerta para custos.

Se você quer dormir tranquilo mesmo, existe a possibilidade de configurar uma ação no AWS Budgets para impedir que a mensalidade chegue a um custo que seria inaceitável, digamos 20 dólares. Essa ação vai desabilitar a distribuição do Cloudfront, impossibilitando continuar um ataque. Mas o site ficará indisponível também.

Esse tipo de ataque de Denial of Service também implica em um custo para o atacante, tanto de tempo como de oportunidade, então um blog pessoal ou o site da pizzaria de bairro provavelmente não vão ter alguém tão dedicado a ponto de gastar recursos para um ataque, mas quando falamos de um site corporativo ou se você tem inimigos pessoais, realmente é necessário montar um plano para lidar com essas situações.

1