Executando verificação de segurança...
2

Eu entendi o intuito da afirmação, porém acredito que cada caso é um caso. Só pra contextualizar, eu ainda estou na faculdade de Ciências da Computação então não possuo experiência empírica de mercado. Apesar disso, pelo que conversei com meus professores (principalmente o meu professor de análise e projeto de sistemas) alguns projetos podem sim ser irremediáveis, e tentar consertar pode acabar dando mais trabalho e custo do que iniciar um novo e eu consigo ver isto acontecendo dado a complexidade que é botar um sistema pra funcionar e o tanto de variáveis que isso envolve. Algo que é muito enfatizado em minhas aulas é a importância de um projeto bem feito e detalhado. Os custos de se consertar um erro depois que um software já está em produção é infinitamente superior ao custo de consertar o erro na fase de projeto.

Talvez seja chover no molhado mas acredito que ao invés de tentar consertar um sistema bagunçado ou fazer tudo do zero, seja mais interessante investir na fase de análise e projeto, pois de nada adianta recomeçar um projeto se os mesmos erros podem acabar se repetindo porque não há uma boa base sobre a qual o desenvolvimento possa se debruçar.

Em resumo, ainda acredito que cada caso seja um caso mas acho que maduro mesmo seria projetar e evoluir o software de maneira mais inteligente para que se evitem casos perdidos no futuro.

Carregando publicação patrocinada...