Executando verificação de segurança...
3

Single-player ou multiplayer? 53% preferem a primeira opção

🎮 A pesquisa (MIDiA Research)

Apesar de muitos estúdios de jogos AAA continuarem a apostar em títulos como serviço, um mercado altamente competitivo e que demanda grande atenção e engajamento, a maioria dos jogadores ainda prefere jogos single-player. Esta é a conclusão de uma nova pesquisa da MIDiA, que explorou as preferências de jogabilidade por plataforma, idade e gêneros favoritos, como puzzle, ação e aventura, esportes, tiro e RPG.

Nos últimos anos, diversos estúdios focados em single-player sentiram-se pressionados a criar jogos como serviço, em busca do sucesso de fenômenos como Fortnite, League of Legends e Roblox.

No entanto, muitos desses projetos não obtiveram resultados positivos, mesmo para desenvolvedoras consagradas em jogos solo. Entre os exemplos recentes estão Marvel's Avengers (Crystal Dynamics), Anthem (EA/BioWare), Babylon's Fall (Platinum Games) e Redfall, do aclamado estúdio Arkane, responsável pela franquia Dishonored.

Por outro lado, jogos single-player continuam quebrando recordes de vendas e gerando receitas expressivas. Títulos como Elden Ring (25 milhões de cópias vendidas) e Black Myth: Wukong (20 milhões) provam que ainda há um público fiel e sedento por experiências solo.

Mesmo com altos custos de produção, como foi o caso de Spider-Man 2, da Insomniac, que teve um orçamento estimado em centenas de milhões de dólares, há espaço para produções mais enxutas, mas igualmente impactantes.

Jogos como serviço, além de mais arriscados, podem ter custos ainda maiores a longo prazo. Genshin Impact, por exemplo, foi desenvolvido com um orçamento inicial de 100 milhões de dólares, e exige um investimento anual adicional de 200 milhões de dólares para manter suas operações e engajamento dos jogadores.

Em termos de preferências por idade, a pesquisa sugere que os jogos como serviço atraem um público mais jovem, enquanto os single-player conquistam uma audiência um pouco mais madura, especialmente a partir dos 20 anos. O público de 25 anos, em particular, parece ser o mais receptivo a jogos solo, preferindo a liberdade de explorar uma história no seu próprio ritmo.

📝 Opinião do editor

Já joguei muitos jogos de ambos os tipos. Durante minha adolescência, passava horas, muitas vezes virando madrugadas, jogando PvP em títulos como Call of Duty: Ghosts, Halo 4 e Gears of War 3.

No entanto, agora aos 25 anos, com mais responsabilidades, sinto que perdi o interesse por jogos multiplayer. O que me relaxa hoje é a possibilidade de imergir em uma aventura solo, explorando no meu ritmo e aproveitando uma boa narrativa (ou, às vezes, nem tanto — já que alguns jogos decepcionam).

Vale lembrar que uma pesquisa é apenas um retrato de tendências, e não dita qual tipo de jogo é melhor ou pior. No final das contas, isso é muito pessoal. O que realmente importa é a diversão, seja jogando online ou offline, no computador, no console ou no celular, e em qualquer gênero.

Minhas franquias single-player favoritas são:

  • Silent Hill
  • Red Dead Redemption
  • Mass Effect
  • Alan Wake
  • Gears of War

E você, o que prefere? Quais são seus jogos e estilos favoritos? Deixe sua opinião nos comentários e obrigado por ler até aqui! 🤝🎮

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu tenho zero interesse em multiplayer. O único que me prendeu um pouco foi o Free Fire, alguns anos atrás.
Às vezes jogo partidas online do E-Football pra distrair.
Mas no geral gosto de single-players, como GTA e Red Dead.
Os online me irritam, pois eu sou muito ruim, fico pra trás dos adversários ou colegas, aí acabo não me divertindo.

1

Eu joguei bastante multiplayer na minha vida. Posso dizer que eu era daqueles "try-hard" kkkk, mas com o tempo eu fui me interessando mais pelas histórias e aventuras.

Esses jogos que você mencionou são ótimos! Principalmente Red Dead; o 2 tem a melhor campanha que joguei até hoje.

2

Curiosidade interessante, Luan.

A idade é um fator determinante quando nos deparamos com a competitividade num ritmo que pessoas com 25+ anos não conseguem acompanhar, pois trabalham, não têm mais tanto tempo, por isso optam pelo Single-player.

1

Exatamente, FelipeLC.

É claro que isso vai mudar de pessoa para pessoa, mas é exatamente por isso que hoje em dia foco mais em single-players 🤝

2

eu gosto de jogos single players, mas prefiro aqueles com multiplayer mesmo, não contra, mas cooperativo, aqueles que tem o modo campanha que dá pra jogar com alguém local

1

Aqueles de tela dividida? Esses são muito bons também, hoje em dia os jogos não estão adotando muito isso, infelizmente.

Jogo co-op para jogar com amigos eu também curto.

2
0