🎮💀 DOOM: "Não sou um robô"
A piada de que Doom roda em qualquer lugar já é conhecida. Ao longo dos anos, entusiastas da tecnologia e fãs do jogo têm experimentado rodá-lo nos dispositivos mais inusitados. Já vimos Doom funcionando em calculadoras, geladeiras, cartões de visita, máquinas de pinball, dentro de um PDF e até no Minecraft.
Existe até uma comunidade no Reddit chamada r/itrunsdoom, onde usuários compartilham os lugares mais curiosos onde o jogo consegue rodar. Quem sabe no futuro possamos criar uma publicação sobre isso?
Normalmente, nos desafios de CAPTCHA, precisamos identificar semáforos, ônibus ou escadas para provar que somos humanos. Guillermo Rauch, CEO e fundador da Vercel, decidiu ir além.
O Doom Captcha é uma versão simplificada do jogo em que você precisa completar um pequeno nível jogável diretamente no CAPTCHA. Com controles básicos de teclado (setas para mover e barra de espaço para atirar), o objetivo é eliminar três inimigos para passar no teste e comprovar que você é humano. No entanto, há um detalhe: o jogo roda na dificuldade Nightmare.
A dificuldade Nightmare foi criada como uma brincadeira entre os desenvolvedores, incluindo John Romero, criador do Doom. Jogadores habilidosos reclamavam que o jogo era muito fácil, o que levou à concepção de um nível quase impossível de ser vencido. Com o tempo, essa dificuldade tornou-se um símbolo de status entre os fãs. Jogadores que conseguem completar o jogo em Nightmare são amplamente respeitados na comunidade. Esse modo transformou o jogo de um simples shooter para algo próximo de um survival horror:
- Os inimigos se movem e atacam em velocidades muito maiores, tornando o combate frenético.
- Monstros derrotados ressurgem após pouco tempo, forçando o jogador a se manter em movimento constante.
- Os ataques causam mais dano, tornando qualquer erro fatal.
- A gestão de recursos é crítica para a sobrevivência.
Voltando ao Doom Captcha, ele é um aplicativo criado com WebAssembly por meio de uma ferramenta chamada v0, voltada ao desenvolvimento web com base em linguagem natural, e que faz parte do ecossistema da Vercel.
Além de tudo, o desafio é ainda mais complicado porque os jogadores não podem desviar dos tiros inimigos, o que exige várias tentativas para vencer. No fórum Hacker News, usuários discutem a dificuldade da aplicação e compartilham estratégias.
Outro detalhe importante: o personagem está armado apenas com uma pistola. Um usuário do fórum apontou que o nível do CAPTCHA é o E1M9, um nível secreto que normalmente seria acessado dentro do E1M3. Na progressão original do jogo, o jogador já teria coletado uma espingarda, uma metralhadora, um lançador de foguetes e provavelmente alguma armadura. Começar esse nível com apenas uma pistola é, segundo ele, uma verdadeira “surra”.
O Doom Captcha é mais uma prova de que Doom pode rodar em praticamente qualquer lugar. Onde mais será que veremos esse icônico jogo sendo executado?
Interessados podem conferir o código-fonte do projeto no repositório do GitHub: rauchg/doom-captcha.