Executando verificação de segurança...
5

[PITCH] Rede Colaborativa Global - O sonho de um mundo mais solidario

O mundo atual sofre com sistemas economicos competitivos e com prosperidade para poucos grupos que conseguem se unir com o objetivo de acumular recursos cada vez mais, defendendo interesses proprios e na ilusão de que é possivel existir um mundo Justo , Feliz e Prospero de verdade, onde cada grupo de pessoas, familias, paises e culturas, esteja com medo do outro, criando divisões, fronteiras, guerras, e competição onde para que um grupo possa prosperar o outro tenha que se privar de ter os recursos basicos de que precisa para ser Feliz. É um jogo de perde-ganha e que como temos visto exaustivamente pelo mundo a muito tempo, está levando nossa civilização a um colapso iminente.
A Rede Colaborativa Global, tem a proposta de incentivar as pessoas a exercitar a experiência da verdadeira prosperidade, que é um jogo de ganha-ganha, onde aprendendo que somente fazendo com que os recursos circulem de forma mais hamonica pela rede que somos todos nós, essa rede poderá ficar saudavel, e prosperar de verdade. É como o sangue de qualquer organismo vivo, onde a circulação deve fluir em todos os lugares para nutrir o organismo como um todo e não causar doenças. Se o sangue não circula em um membro, ele adoece e todo o organismo sofre.

Já existe um prototipo no GitHub, mas ainda precisa de muito desenvolvimento e ajuda de todos que quiserem participar. Vai muito na direção da proposta do TabNews, e por isso que me encantei com o projeto e resolvi postar aqui essa minha proposta.
Tenho desenvolvido até agora, sozinho, e comecei do zero pois é feito em PHP/Laravel, e tive que aprender do zero.
Segue então os links para os fontes e da pagina do projeto no face onde tem mais telas e detalhes.
https://github.com/Lsantac/RCG-Alfa
https://www.facebook.com/RedeColaborativaGlobal

Segue um resumo da logica do projeto, lembrando que está em desenvolvimento e vai mudar dinamicamente de acordo com novas ideias que surgirem, mas acredito que a essencia vai ser mantida.

Rede Solidaria Global

Seria um site que funcionaria como uma ferramenta para criação de redes solidarias de trocas e distribuição de recursos de vários tipos gerando um ambiente propicio para a existência de grupos cooperativos onde os participantes teriam acesso a produtos, serviços e itens diversos usando desde a simples troca como a utilização de moedas solidarias.

O sistema seria composto de 7 itens principais:

1- Redes
2- Participantes
3- Ofertas
4- Necessidades
5- Transações
6- Eventos
7- Projetos

  1. Redes:

Poderiam ser criadas a vontade, e seriam cadastradas com nome, localização e uma breve descrição.
Essas redes seriam compostas de “participantes” de uma cidade, comunidade, escola, clube ou qualquer ou tipo de agrupamento de pessoas.
Seriam criadas categorias e tipos de redes para facilitar a busca de recursos pela rede. Ex. Redes de pessoas físicas, de profissionais autônomos, empresas de vários ramos e até fabricas.

  1. Participantes:

Seriam pessoas físicas ou jurídicas que fariam parte de uma ou mais redes. Poderiam participar de eventos e projetos.
Cada participante cadastrará suas “ofertas” e/ou “necessidades”, como produtos que produz ou que precisa, serviços e outros itens possíveis.

Formas de participação :

Mensalidade colaborativa

Mensalidade solidaria - valores simbólicos

Colaboração esporádica - valores e periodicidade a combinar

Créditos Solidários - criação de uma moeda solidaria. Cada participante teria um saldo e as colaborações em dinheiro normal poderiam ser revertidos em moeda solidaria.

Para cada tipo de participante, poderia ser criado um cadastro padrão de necessidades para facilitar:

Pessoas físicas> Ex. de necessidades: utensílios domésticos em geral, moradia, alimentação, luz, internet, serviços domésticos, limpeza, moveis, etc.
Pessoas jurídicas> para cada área de atuação poderiam ser criados uma lista de itens que os próprios usuários iriam criando ao longo do tempo e que poderia ser usados por outros usuários.

  1. e 4) Ofertas e Necessidades:

Qualquer tipo de produto ou serviço de que o participante precise ou queira doar ou trocar nas redes, usando ou não as moedas aceitas no sistema. Produtos e serviços devem atender a alguma regras básicas, como não ser nenhum tipo de droga, bebida, alcoólica, ou material pornográfico.

  1. Transações :

São feitas entre os participantes, um que disponibilizou uma “oferta” e outro que tem uma “necessidade” compatível. Podem ser realizadas durante um evento, pessoalmente, por correio, ou outra forma a combinar.
Cada transação possui uma avaliação e uma confirmação de execução pelos participantes que receberam as “ofertas”.
Podem haver também trocas entre participantes que estão ofertando seus produtos ou serviços.
As transações podem ser vinculadas a algum evento ou projeto para futura referencia.

  1. Eventos :

Feiras e encontros dos participantes para entrega das ofertas e realizar as transações.
Define-se local, data e periodicidade. Não é obrigatório que as transações sejam feitas durante um evento.

  1. Projetos :

Projetos de natureza comunitária ou colaborativa que podem ser criados pelos participantes e que podem ser favorecidos por transações feitas nas redes.

Ex: melhoria ou criação de escolas, comunidades sustentaveis, auxilio a famílias carentes entre outros.

Visão do funcionamento:

Quando um usuário ou empresa começa a incluir suas necessidades e disponibilidades, o sistema começa a rastrear na rede quem possui disponível algum item da lista de necessidades, e procura também quem precisa de algum item da lista de disponibilidades do usuário. Será mostrada uma lista de compatibilidades e de prioridades para cada item, pois pode haver mais de um usuário interessado em cada item.
As prioridades serão baseadas no histórico de cada usuário na rede, ou se não houver, pela ordem de acesso, ou pela proximmidade.

O sistema contará com aplicativos para as diversas plataformas, tanto para desktop quanto para dispositivos moveis, ainda a ser desenvolvido.

Seria também uma plataforma aberta para desenvolvimento de aplicativos de terceiros usando APIs, de forma a criar outras interfaces e ferramentas de acesso, como acompanhamento das transações, estatísticos, conexão com outras redes de troca, e todos os tipos de gerenciamento que forem sendo necessários.

O objetivo principal será sempre o de espalhar prosperidade em todos os cantos do planeta e transformar a circulação de bens e serviços em algo mais homogêneo, colaborativo e justo, ajudando a eliminar cada vez mais a sensação de escassez diante de crises criadas pelos sistemas economicos atuais, voltados mais para o acumulo de bens.

Carregando publicação patrocinada...
1

Bom dia lsantac!

Parabéns pelo projeto, parece muito promissor!

Pelo que entendi, parece que você está envolvido no projeto, então altere o título incluindo [PITCH] no início para evitar ganhar downvotes.

1

Sim, na verdade, por enquanto só eu estou tocando o projeto. É um sonho que já tem uns 20 anos, rss.
Não entendi bem o lance do título. Explica melhor por favor.

1
1
1

Quando você faz uma publicação que está promovendo um projeto seu, pode ser considerado uma propaganda e ferir os Termos de Uso, conforme o Filipe comentou aqui.

Então quando você coloca o Pitch na frente, evita que os usuários pensem que você fez isso somente para ganhar visibilidade no projeto e o interesse maior é ter contribuição para ele.

1
1

A ideia é muito boa, inclusive eu conheci uma pessoa na Campus Party deste ano, que tem uma proposta muito semelhante a essa, seria ótimo somarmos os esforços pois me parece que os objetivos convergem para um mesmo ponto! Eu convidei ele para vir no TabNews, e passei o link dessa postagem, bora fortalecer!

1

Bacana! Bora somar então! Chama quem quiser e puder e é só entrar em contato. Na postagem tem um link para as paginas do Git e do Face. abçs

1