Como sempre, as empresas ainda não aprenderam que os programadores não fazem parte do hardware, e que são seres humanos. Contabilizar tempo dessa forma é algo surreal e sem o menor fundamento. Muitas vezes na hora de descanso, que nunca se desliga totalmente, temos inspirações e ideias mais interessantes, justamente porque estamos mais relaxados e com espaço para criar. Enquanto estamos focados numa atividade especifica, tudo fica mais tenso e muito menos criativo, porque queremos fazer funcionar o mais rapido possivel o projeto.
Agora com as AIs isso tende piorar, mas lembrando que os donos das empresas que querem concretizar projetos, são seres humanos e eles mesmos acabam se colocando em situações de estress cada vez mais. A velha ganacia de querer sempre mais em menos tempo. Uma doença mental humana que se não for curada em breve, dará conta de acabar com a humanidade em pouco tempo.
A humanidade cada vez mais desconectada de si mesma, da vida e da natureza. Um buraco que só aumenta e vai ficando mais e mais escuro. Isso vale para todas as profissões embora TI seja uma das que sofrem mais com essa loucura de achar que ser humano é maquina e que a vida tem que se vivida dessa forma alucinante, em busca de algo que jamais vai ser alcançado porque quanto mais se tem, se realiza, ou se ganha, mais a mente humana vai querer realizar, ganhar, ter.
Eu rezo pra que a profissão de Ti seja uma colaboradora para melhorar a qualidade de vida da humanidade em geral, e não para transformar a humanidade em zumbis funcionais.
Em resposta a Dificuldade para se encaixar em uma empresa
3