Para os remotos, objetivando adicionar a essas dicas e ao mesmo tempo compartilhar um pouco da minha experiência em 2022 pela primeira vez no remoto, gostaria de indicar também o uso das assistentes virtuais para executar rotinas automatizadas ajudando nas tarefas repetidas, nos horários da agenda e a troca do ambiente de trabalho para um ambiente pessoal.
No meu caso eu uso a Alexa (Amazon), com rotinas na sua maioria programadas para distinguir meu cérebro entre 'Ambiente de Trabalho Remoto' e 'Meu Ambiente Pessoal'.
A principal rotina (que engloba sub rotinas), é a Alexa preparar meu ambiente para o remoto (Comando de Voz: "Alexa, ambiente de trabalho remoto!"). Aqui ela abre VSCode, páginas web do projeto que estou trabalhando, aplicação VPN, acende a luz quente da mensa, liga o ar e toca minha playlist pra codar. Já quando digo "Alexa, desligue o escritório", ela faz o oposto do anterior, deixando tudo em off. Mas você pode ser criativo e criar tarefas que muita coisa que vc digita na telinha preta, veja no fim deste texto.
Outra rotina simples é me lembrar bater o ponto todo horário certinho, me avisar quando a campainha toca e abrir a url da câmera de segurança pra ver quem está lá fora.
Tá mas quais benefícios isso traz? Onde compro? Quanto gasto?
A maioria das assistentes estão disponíveis via aplicativo e grátis, logo, basta fazer o download e instalar no seu smartphone ou computador, já os dispositivos físicos variam muito o valor de acordo com marca e função; as aplicações/skills costumam ter o famoso kit free e pay.
É bastante amigável criar uma rotina com dispositivos que você compra na internet (interruptores genéricos, luminárias, DIY arduino e softwares), que interagem com sistema operacional pra executar comandos, como destaco o Triggercmd que interage com o PowerShel, Prompt ou outro terminal executando tarefas/scripts conforme você bem necessita e customiza: Abrir determinada aplicação/url/path, explorar pasta, spotify, controlar áudio ou mídia, etc.
Bom, só nessa resposta não dá pra explicar tudo detalhado sobre cada item, é mais uma troca de experiência de ferramentas pra tornar mais produtiva nossa rotina dev, normalmente cheia de 'tarefas/listas/quadros/to-do' durante nosso trabalho.
Links úteis/referências: