Executando verificação de segurança...
2

Ótima contribuição Gabriel, recentemente tive uma experiência que pude vivenciar exatamente isso. Sou desenvolvedor a mais de 12 anos, sempre gostei muito e sempre me vi trabalhando com isso no futuro, sempre quis melhorar minhas "soft skills", mas sempre priorizando o que eu mais gostava, a parte técnica.

Isso consequentemente com o fluxo natural das coisas, você acaba se tornando senior, e isso é bom. Porém ao mesmo tempo, você muitas vezes acaba sendo "migrado" para um gerente, líder técnico, etc. Sem realmente ter a possibilidade de "escolha", muito porque a empresa quer te levar mais para próximo do cliente ou aproveitar sua "facilidade" na tomada de decisões.

Entendo perfeitamente que muitos desenvolvedores almejem isso para suas carreiras, eu não. Consequencia de trabalhar como gerente por alguns meses? Stress, problemas de saúde, depressão, síndrome do impostor, etc. Eu realmente não queria ter assumido a "gerencia", só queria estar lá ajudando a minha equipe e fazendo o que mais gosto que é desenvolver/codificar. O maior problema foi eu simplesmente ter caído em uma reunião com o cliente e lá acabar descobrindo que iria ser o "gerente".

Após um período, acabei saindo da empresa, fui para uma nova oportunidade como desenvolvedor, a empresa se surpreendeu com a minha escolha de sair, e mesmo após diversas conversas em que eu expus minha insatisfação com o que eu estava fazendo, não foi possível mudar.

Então, ser gerente/líder não é o problema de fato, apenas as empresas precisam entender melhor o que cada um realmente quer.

Obrigado pelo post, e desculpe o desabafo :)

Carregando publicação patrocinada...
2

Acho que o teu desabafo é o desabafo que muita gente quer fazer. A ideia do texto foi justamente trazer pra algumas pessoas que às vezes estão lá, sentindo tudo que você falou que sentiu mas sem acreditarem ter uma opção melhor.

Acho que existe muita gente que fica no cargo de gerência pois acredita que ali é o lugar delas mesmo, que não vai conseguir ganhar o mesmo salário em outro lugar, que não vai conseguir começar de novo. Mas acho que o importante é sempre buscar outras ideias e saber que existe outros caminhos e eles estão cada vez aumentando mais :)

2

Sim, às vezes desenvolvedores precisam apenas desabafar :D

Em casos assim, muitas vezes dar um passo atrás (ganhar menos) vai compensar bem mais do que perder parte da sua saúde mental em algo que não está te fazendo bem, mas vai da situação de cada um, se puder fazer isso faça. :)