O que não fazer em UX Design
Salve, pessoal, tudo bom?
Estava surfando e encontrei esse artigo que gostaria de compartilhar com vcs.
https://www.uxpin.com/studio/blog/dark-patterns-in-ux-design/
Ele formaliza uma série de padrões de interface de usuário que podem ser muito interessantes pra certas companhias, mas que destroem a experiência de quem usa a plataforma.
Eu não vou listar toooodos os itens mencionados, mas aqui vão alguns pontos pra quem não quiser clicar no link:
-
Isca e troca
Aqui, o usuário é atraído por uma oferta vantajosa no início, e surpreendido por uma taxa de serviço ou uma nova funcionalidade que exige um plano com custo mais elevado após ter se comprometido com o produto. -
Continuidade forçada
Sabe quando vc se inscreve naquele site com 2 meses de graça e aí algum tempo tempo depois vc descobre uma taxa nova no seu cartão? -
Confirmshaming (confirmação pela vergonha)
A prática consiste em manipular o usuário a clicar em uma opção ao ridicularizar a alternativa. Por exemplo, exibindo dois botões com os seguintes textos:
"Sim, eu desejo economizar 20 % na minha compra" e "Não, eu quero pagar o preço integral". -
Opções pré-selecionadas
Hoje, parece que algumas regulamentações proíbem essa prática. Entretanto, algumas plataformas ainda oferecem formulários já preenchidos para, por exemplo, receber e-mails promocionais.
Como eu falei lá em cima, tem vários outros pontos interessantes no artigo original.
Espero que essa lista seja interpretada como exemplos do que não se fazer. Assim, a Internet pode continuar a se manter minimamente sustentável e acessível àqueles que ainda estão dando seus primeiros passos na Era da Informação.
Lembrem-se: com um grande poder, vem uma grande responsabilidade.