Salve!
Primeiro de tudo, um super obrigado por compartilhar esse cansaço com a comunidade - aposto que tem muita gente com um sentimento parecido, e ver uns textos assim nos ajudam a ver que não estamos sozinhos.
Como o pessoal falou, o começo é assim mesmo... Mas, se vc quiser apimentar um pouco sua jornada, pode pensar em problemas que te interessam e ir evoluindo de acordo com as necessidades da implementação.
Eu nem estou falando de fazer webservers com APIs pra vender como serviço. Se vc gosta de música produzida por computador, pode desenvolver um programa que recebe uma lista de notas e reproduz no seu computador (cada nota com um tempo fixo, ou variando de acordo com uma notação). Se está interessado em aprendizado de máquina, existem vários tutoriais para fazer um programa que reconhece objetos ou extrai padrões de dados de bolsa de valores ao longo do tempo. Pra quem está mais na pegada de computação gráfica, dá pra ir desde a implementação de uma engine implementado leis da física (e depois vc pode brincar com certos parâmetros, como a gravidade).
E sempre dá pra ir afiando o machado com conceitos teóricos - o mais pertinente é a chamada "complexidade" dos algortimos - podemos resolver o problemas de formas diferentes, e algumas podem trazer um ganho de velocidade maior do que décadas de densenvolvimento de hardware. Aqui vai um exemplo com algoritmos de ordenação: https://www.youtube.com/watch?v=WaNLJf8xzC4
A vida é assim: a gente tem que tatear um pouco o que existe por aí até encontrar aquela atividade que nos faz radiar energia.