Pitch: O segundo mês do Curto (R$ 247,33 MRR 🚀)
Oi, aqui é o Vitor, e nesse post quero mostrar pra vocês com muito detalhe e transparência como foi o segundo mês do Curto, plataforma que tenho desenvolvido e operado nos últimos meses, e que completou 2 meses dia 24/08/2023.
Você pode acompanhar os outros posts que fiz sobre a construção da plataforma aqui:
- Pitch: O primeiro mês do meu micro-saas
- Pitch: Lancei meu primeiro SaaS, e aprendi muito com isso.
- Pitch: Como eu fiz um módulo de domínios customizados pro curto.io
- Pitch: como eu desenvolvi o módulo de analytics do meu micro-saas
- Pitch: Como eu criei um encurtador de URL com Spring Boot, Next.JS e Redis
A quantidade de acessos
Tivemos um aumento considerável na quantidade de acessos em relação ao mês anterior, onde grande parte do tráfego veio de uma postagem no linkedin (9.3k de impressões no total).
Migrando para um banco de dados de analytics
Hoje o banco de dados que utilizo para armazenar todos os cliques e dados de analytics que acontecem na plataforma é um MongoDB, que funciona bem no atual cenário da plataforma, mas que não se sustenta no decorrer da escala da mesma.
Quando falamos em 1 milhão, 10 milhões de cliques, prevejo uma possível degradação nos sistemas, sendo necessários mais workarounds para fazê-lo funcionar para uma finalidade no qual ele não foi projetado.
Pensando nisso, aproveitando que nosso volume é baixo (25 mil cliques já foram registrados no Curto), estou migrando toda a parte de analytics para o Tinybird, banco de dados projetado para lidar com aplicações com Analytics em Realtime.
Com ele, é possível fazer muito mais com pouco, visto que eu pagaria $ 0,34 por cada GB armazenado, enquanto no MongoDB cada GB armazenado custaria 3,50 (na atual infraestrutura).
Além do preço, a experiência de se executar queries em milhões de dados agrupando por data e mesmo assim, não impactar na performance, é a cereja do bolo 🤌🏻.
O grande marco 🚀
O principal marco desse mês é que o Curto conseguiu 3 clientes novos (+300%), todos eles vindo de tráfego orgânico, fazendo com que o curto atingisse a marca de R$ 247,33 de MRR!
Sendo muito sincero com vocês, eu nem sei como essas pessoas chegaram até mim ou ao Curto (me falta visibilidade, no qual estou trabalhando nisso), e a real é que quando entrevistei esses clientes, os 4 comentaram que gostaram muito da plataforma, que não tiveram muita dificuldade de conhecer e acharam os preços bem competitivos.
Tenho grandes expectativas para esse mês de setembro, mas posso dizer com muita certeza, de que esse foi um dos melhores presentes de aniversário que eu ja tive, afinal, no mês de agosto (09 de agosto) eu fiz 26 anos.
Conclusão
É isso pessoal, espero que algo do que eu tenha escrito tenha agregado à você! Se você tem alguma sugestão ou quer falar comigo de alguma forma, entre em contato comigo em algum desses canais:
E-mail: [email protected]
LinkedIn: https://medeirol.ink/linkedin
GitHub: https://medeirol.ink/github
Instagram: https://medeirol.ink/instagram
YouTube: https://medeirol.ink/youtube