Executando verificação de segurança...
22

[PITCH] A saga do meu 1º micro saas 🚗

Recentemente, fiz uma atualização importante em um projeto que comecei em agosto mais ou menos, meu primeiro Micro SaaS, o placa rápida.

O que mudou no Placa Rápida

Resolvi investir em um visual mais bonito para o placa rápida, pois estou acreditando que uma interface bonita é um dos pontos mais fortes pra atrair o usuário, depois do marketing e preço kkk

APRENDIZADO:

Aprendi tanta coisa cara, principalmente na questão do backend e sobre a vida.

  • Aprendi a fazer consultas Mysql direto, sem usar prisma, mas no começo usei prisma.
  • Aprendi a organizar melhor o projeto do back, separando a pasta do controller, rotas, middleware e etc.
  • Aprendi que pra um serviço de email da melhor forma, vc precisa ter um domínio. Sim cara, um domínio kkkk, e além do domínio um email "profissional" desse domínio, coisa que nunca imaginei (to usando o brevo).
  • Aprendi a usar uma api de pix do mercado pago.
  • Aprendi que pra ter um certificao SSL em uma maquina da oracle ou aws, tem que fazer um paranaue estranho. Foi aqui que usei nginx e apache pela primeira vez valendo. Cara isso aqui foi loucura de mais pra mim, nunca imaginei que precisaria disso. Tem que apontar o domíni pra o ip HTTP da sua máquina e lá o nginx ou apache resolvem as coisas.
  • Aprendi que o mundo dos negócios é diferente, e vale muito a pena.
  • Aprendi que algumas pessoas que nunca viram vc antes vão estar ali pra te ajudar.
  • Aprendi que apenas alguns conhecidos vão apoiar seu projeto.
  • Aprendi que é bom vc ter tempo pra fazer o projeto, mas se deixar as outras coisas de lado e focar 100% no projeto, vc vai definhando aos poucos e no final do projeto vc percebe que a vida vai além de um projeto, nem que esse projeto te faça ficar rico.
  • Aprendi que no dia do lançamento da produção vão surgir mil coisas pra fazer e provavelmente esse não vai ser o dia do lançamento kkkk.
  • Aprendi que vc vai querer desistir do projeto várias vezes, mas se você quer mesmo aquilo, vc vai se levantar quantas vezes precisar.
  • Já falei algo parecido antes, mas dizendo novamente que é bom investir tempo no projeto, mas não deixe de fazer outras coisas que gosta pra ficar 100% no projeto.
  • Aprendi que é bom segurar a ansiedade e não sair contando pra todo mundo sobre seu projeto kkkk
  • Aprendi que é bom fazer projetos assim pra carreira, pois é melhor do que ficar fazendo curso.

Cara aconteceu tanta coisa. Tentei usar aws mas tive medo de ser lento por ser o plano gratuito.

Enfim rapaziada, é um projeto que curti bastante.
Deixando claro as tecnologias que usei:

  • React
  • node
  • Banco de dados SQLITE TURSO (grátis até 9 gb) (Brasileiro que fez)
  • Aws (parei de usar)
  • Oracle (parei de usar)
  • Railway - to usando ele pra hospedar o backend, recomendo.
  • Chakraui v2 - biblioteca visual
  • Hostgator para hospedagem.

Pra quem quer ver meu post que fiz antigamente, antes da nova atualização:post no tabnews

Para quem não conhece, o Placa Rápida é uma plataforma que permite consultar informações sobre veículos usando apenas a placa. A jornada com esse projeto foi muito boa.

E para quem ainda não conheceu o Placa Rápida, fica o convite: https://placarapida.com.br/

Carregando publicação patrocinada...
2

Cara, que massa o seu projeto!
Fico feliz em ver alguém falando por aqui do Chakra UI, utilizei a V2 pra brincar no front em alguns sistemas que utilizo, e agora tô usando a V3 (Que por sinal, ta muito daora a maioria dos componentes)

1

Cara eu conheci o chakra bem no começo do ano, não entendia bem pq eu era iniciante, mas depois que entendi mesmo só uso ela agora.

E sim tô usando a versão v3 em um free lancer, achei complicada de instalar mas já tô começando a entender tbm kkkk, tmj!

2

Legal seu projeto.
Voce usou o Railway pro Node e o hostgator para o react? não compensava fazer em nextjs e usar a propria Vercel, ja que daria pra mandar tudo para lá?
Ou não poderia hospedar no Heroku o back e front? tem um plano de $7 que talvez aguentasse no inicio.

2

Cara sobre o nextjs, quando o projeto tava meio caminho andado eu quis mudar pra nextjs, mas vi que não era tão simples quanto eu imaginava, aí vi que teria uma curva de aprendizado que eu não queria enfrentar naquela hora e permaneci no react.

Sobre a hostgator, eu to usando pra hospedar vários projetos e a ideia de pegar veio antes do placa rápida, onde hospedei meu 1° site, o bibliabrasil.com e pretendo hospedar vários outros sites tbm.

Eu tava fazendo tipo um chatpdf, tava praticamente tudo indo bem, mas surgiram tantos problemas e tal que dei uma parada, mas vou concluir pra pelo menos colocar no currículo.

E sobre o heroku eu realmente não fui atrás deles, mas se for mais econômico eu passo pra eles sim.

Obrigado pelo comentário

2

bem legal, ja usei serviços assim antes. mas a pergunta que nao quer calar: de onde vem os dados do chassi, etc? existe uma api do gov aberta pra isso ou é uma base comprada que vazou?

1
1

Eu já sabia que tinha essa API do Governo (Sinesp), mas, os dados mais avançados e premium também são disponibilizados gratuitamente por eles ou você precisou ir atras de fornecedor?

2
1
2

Dica, se você comprar o domínio no Route 53 e usar o Amplify para hospedar seu webapp, fica mto mais fácil colocar o certificado SSL. No meu back eu uso o certbot e o nginx e a integração ficou bem fácil com o Route 53, eu achei bem simples de usar

1

Top mano! Obrigado pela dica e vou usar nas próximas vezes. Pra fazer essa parada do nginx lembro que demorei uma tarde inteira com chatgpt e Google kkk.
Pra eu que só mexia com front foi complicado kkk, agora vou usar essa dica ae

2
0
1
1
1
1

Uso a railway já há algum tempo. Particularmente eu gosto bastante pela praticidade e agilidade, principalmente se você for leigo em configurações de VPS (como é o meu caso). Atualmente matenho lá dois bancos de dados MySQL, um Redis e dois sites desenvolvidos com o Svelte.

Quanto aos custos, após consumir os 5 dólares iniciais, você terá que aderir a um plano. O mais barato é de 5 dólares, mas cuidado: muito embora exista o método de pagamento único (sem recorrência), o seu saldo não será poupado ao final do mês. Ou seja: se você depositou os 5 dóalres mas só utilizou 3 dólares em recursos, você "perderá" 2 dólares.

Enfim, no geral eu recomendo o serviço deles... tem diversos templates para os mais distintos projetos.

1

cara inicialmente eles te dão 5 dolares pra usar e isso me serviu muito pq durou bastante.
Mas se fosse um backend mais robusto, os 5 dolares seriam consumidos muito rapidamente, então não recomendo para backends robustos ou grandes.

Ele tem um postgrees lá dentro que é muito facil de implementar. Pro meu caso achei melhor que o render em tudo.

É muito tranquilo de hospedar.