Executando verificação de segurança...
35

Pitch: LinkedIn e repositórios no GitHub agora são novas fontes de vagas para o Vagômetro, o rastreador de vagas pra TI no Brasil.

Olá pessoal, bom dia! Vim compartilhar algumas novidades do Vagômetro

Link do Vagômetro: https://vagometro.vercel.app/

Link do repositório: https://github.com/leo-holanda/vagometro

  • LinkedIn e os repositórios frontendbr, backend-br e soujava no GitHub foram adicionados como fontes de vagas. O script de busca diária pros repositórios ainda não tá funcionando mas deve subir em breve.

  • Além de Desenvolvimento Web, agora vagas pra Dados, DevOps, QA, UI/UX, IA e Mobile são rastreadas na Gupy. (Não lembro exatamente quais já existiam na postagem anterior)

  • "Desconhecido mas pede experiência" é um novo nível de experiência. A motivação foi ver que muitas vagas não definiam explicitamente o nível, tipo "Desenvolvedor Pleno", mas na descrição colocavam "Experiência comprovada de X anos". Se não encaixar em nenhum nível, fica "Totalmente desconhecido"

  • Palavras-chave com múltiplas palavras agora podem ser identificadas, tipo "Clean Code" e "Testes Unitários"

  • Rank PCD vira Rank de Inclusão com match de vagas afirmativas para PCDs, mulheres, pessoas negras, pessoas trans e pessoas diversas

  • Rank de certificação. Por enquanto dando match em Scrum CSD e Scrum PSD. Vou adicionando mais com o tempo.

  • Uma tela de comparativos foi adicionada mostrando a oscilação mês a mês e ano a ano da publicação de vagas

  • Gráfico de postagens agora mostra acumulado mensal e anual. (Não notem Fevereiro/2016 aparecendo no fim do gráfico, é um bug que tô tentando consertar kkkk)

Um ponto importante é que as vagas do GitHub são boas pra ter uma perspectiva mais "histórica" mas é muito provável que elas travem o browser na hora de ir pra análise ou de ir pros detalhes. Eu usei Web Workers pra não travar no menu de seleção e depois vou aplicar na análise e nos detalhes.

Sobre o gráfico de vagas no LinkedIn parecer meio estranho, é porque estou ajustando o script que faz o web scraping. Tem muita vaga que o LinkedIn pega de outros sites e que geralmente vem com uma qualidade de informações bem baixa. Tô tentando filtrar pra pegar o maior número possível de vagas boas. Devo chegar numa versão definitiva em breve.

Agradeço demais o feedback de vocês durante esses dias! Espero que esse projeto possa ser útil de alguma forma para aqueles que, como eu, também estão atrás de uma vaga. Muito obrigado!

Carregando publicação patrocinada...
5

Show de bola o projeto meu querido

Uma dica de feature, senti falta na primeira busca, seria interessante mostrar se a vaga está aberta, se já está encerrada, ou se o status é desconhecido. Não vi em lugar algum essa info (se existir, perdoai). Seu projeto pode (e vai, acredito) ser usado como fonte de busca de emprego, ter essa info bem explícita faz o peão economizar um belo tempo no filtro.

2

Obrigado, @kaiqueramos!!

Essa é próxima feature que tá na minha cabeça pois realmente seria muito útil. De fato, ainda não existe.

Mas confesso que ainda estou em dúvida sobre a implementação. Ou seguir um caminho de checagens periódicas e automáticas na cloud ou seguir um caminho de checagem por comunidade onde os usuários reportariam que a vaga está fechada, lidando com os falsos positivos mal-intencionados de alguma forma.

Como cada fonte de vagas tem suas particularidades tanto na hora de obter as vagas quanto de checar esse status, vou pesar os prós e contras de cada abordagem nos próximos dias.

Agradeço demais pela dica e pelo feedback!

1

Bacana! Projeto muito bem feito!
Só corrigir o filtro por Cidade/Salario e habilitar abrir com o botao do meio do mouse em outra aba e ficaria perfeito! Mto que bom! 👏

1

Obrigado @Chitaum!! Eu fiquei meio confuso sobre o filtro cidade/salário porque não implementei ele ainda. Seria cidade/estado? Eu vi que algumas vagas da Gupy são pra outras cidades além as brasileiras. Pega um pouco de outros países da américa do sul também. Aí vou acrescentar essa diferenciação.

Sobre o botão do meio em outra aba, seria interessante mesmo mas não sei se conseguiria aproveitar o contexto de uma aba numa segunda aba. Vou pesquisar mais sobre isso!

Obrigado pelas sugestões!!

1

Queria só deixar um comentário parabenizando pela iniciativa e pela qualidade já apresentada! Parabéns! Uma sugestão é não permitir o "desconhecido" aparecendo em primeiro nos rankings. Vou acompanhar com certeza!

1
1
2

Legit mesmo. Lá no fim do site voce encontra todas as vagas que foram consideradas nas análises que voce viu junto com o link pra aplicar nelas. Se ainda restar dúvida, você pode rodar os scripts da pasta lambda e linkedin-gcp-job e obter as mesmas vagas pra "auditar".

0
1

Obrigado @cgribeiro!! Daria pra rastrear freelas também, acredito que há uma fonte de dados por API ou web scraping. Não é bem o objetivo nesse curto/médio prazo mas é algo a se explorar sim!