Executando verificação de segurança...
5

Conheça o Bubble.io, uma das principais ferramentas no-code do mercado

Afinal, o que é exatamente o Bubble.io?

O Bubble.io é uma plataforma de desenvolvimento que permite a criação de aplicativos sem a utilização de códigos, o que comumente chamamos de no-code. Atualmente, o Bubble hospeda centenas de milhares de aplicativos da Web com milhões de usuários, dos mais variados modelos e formatos.

A plataforma oferece um editor totalmente visual, permitindo que os aplicativos possam ser projetados e visualizados rapidamente. Também possui um editor de fluxo de trabalho (workflows) que permite atribuir ações aos elementos em sua página. A plataforma ainda oferece um banco de dados exclusivo, completo e totalmente configurável. As aplicações desenvolvidas na plataforma contam com uma hospedagem segura e escalável.

Sua principal missão é ajudar qualquer pessoa a criar aplicativos da Web sem escrever código, o que contrasta enormemente com o processo de desenvolvimento tradicional, onde uma equipe de especialistas é necessária em cada parte do processo de desenvolvimento de aplicativos. O Bubble consegue simplificar toda essa complexidade com recursos visuais e altamente automatizados que possibilitam, até mesmo uma única pessoa, administrar tudo.

Basicamente, a grande sacada do Bubble é impedir que qualquer dificuldade atrapalhe a chegada de um aplicativo ao mercado. Por isso, a plataforma cuida de praticamente tudo, desde o design das aplicações (com responsividade, inclusive), hospedagem, controle de versões, segurança e banco de dados.

Os padrões da WEB e a criação de plugins

Embora não haja uma necessidade de entender sobre os bastidores de uma aplicação Bubble, ela utiliza JavaScript, CSS e HTML. A própria linguagem do Bubble é baseada em JSON. Mas essas informações nos trazem um dado importante: são padrões da WEB, testados, validados, confiáveis ​​e aceitos. Isso permite que desenvolvedores tradicionais estendam seus recursos nativos através da criação de plugins.

A plataforma criou um marketplace de plugins, oferecendo centenas de extensões gratuitas ou pagas. Isso significa que muitas soluções personalizadas podem ser criadas de acordo com a necessidade dos usuários, ou seja, não há limites para a criação de novos recursos para serem usados na plataforma.

Utilizando APIs

Através do uso de APIs, a plataforma permite que os usuários se conectem facilmente com outros aplicativos. A própria plataforma oferece um plugin específico para esse trabalho, o API Connector. Com isso, os desenvolvedores no-code podem, por exemplo, obter dados meteorológicos atualizados de qualquer lugar do planeta, detalhes de empresas no Google Maps, como números de telefones, endereços, fotos e logotipos, trocar informações entre diferentes sistemas, como criar um lead em seu CRM ou um compromisso em seu Google Agenda quando um evento é acionado no Bubble, acessar algoritmos de aprendizado de máquina, como reconhecimento e tradução de imagens ou reservar um voo ou quarto de hotel em qualquer canto do mundo. Com a possibilidade do uso de APIs, todas essas funcionalidades são perfeitamente possíveis.

Os criadores do Bubble

Joshua Haas e Emmanuel Straschnov conversavam em meados de 2012, sobre a possibilidade de tornar fácil para um empreendedor que não soubesse nada de códigos, criar um produto de tecnologia. E não, não seria somente mais uma plataforma como muitas que já existiam, para construção simples de sites. Deveria ser algo mais completo, robusto mas flexível, para a criação de qualquer aplicação baseada em banco de dados.

Em sua versão inicial, fluxos de trabalho e as guias de dados eram a parte central da ideia. E por incrível que pareça, esses pilares permanecem até hoje. Os criadores relutavam muito no início em levantar dinheiro de investidores para o financiar o desenvolvimento da plataforma e aumentar a equipe. A preocupação era a influência dos investidores nas estratégias da empresa. Por isso, os criadores resolveram fazer tudo até o ponto em que a plataforma “falaria” por si mesma. Nos anos seguintes, melhoraram consideravelmente o Bubble, adicionando mais pessoas à equipe.

Seus projetos no Bubble

A plataforma facilita a criação de MVPs para as ideias que um empreendedor tem. A possibilidade de criar uma aplicação de forma rápida, com custo muito baixo e com usuários reais é um dos grandes destaques do Bubble. E este sempre foi um desafio para os empreendedores, que sempre se depararam com as dificuldades de validar ideias para levantar recursos necessários para contratar desenvolvedores, por exemplo. Com isso, a maioria das ideias ficavam apenas no papel. Com a plataforma, tirar as ideias do papel e validá-las mais rapidamente ficou muito fácil e acessível.

É você e você mesmo

Você vai construir um aplicativo. Você e você mesmo. A plataforma oferece manuais com informações atualizadas, diversos tutoriais em vídeos e muitos cursos interativos. Embora ensinem o básico, é a maneira mais segura e rápida para saber os princípios do uso da ferramenta.

Embora seja relativamente fácil de aprender, ainda assim há uma curva para o aprendizado. No início serão muitas tentativas e erros, mas isso será normal. O tempo para o desenvolvimento de um MVP nos modelos tradicionais pode levar quase dois meses, dependendo da complexidade do projeto. Como um novo desenvolvedor, você deve planejar pelo menos o dobro desse tempo. O meu canal no Youtube é uma grande fonte de tutoriais sobre o Bubble e pode fornecer soluções para problemas comuns que o desenvolvedor pode enfrentar no início.

Aprenda Bubble com essa playlist do meu canal

Léo Andrade é especialista em tecnologia, referência em low-code e no-code no Brasil e autor dos e-books gratuitos A Revolução Low-code e Citizen Developers – e-mail: [email protected]

Carregando publicação patrocinada...
2
1

Opaaaaaaa... e olha, eu tenho certeza que quando os desenvolvedores conhecerem essa plataforma, vão poder contribuir mais e mais com toda essa comunidade que tem vontade de criar aplicações mas não tem interesse algum em escrever códigos.

E não são poucas as plataformas que já oferecem essas facilidades. No canal do Youtube do Léo Andrade, inclusive, ele fala sobre ourtas tantas, com muitos vídeos explicativos. Por sinal, eu conheci o Bubble por conta do Léo.

Vou aproveitar pra deixar algumas "coisinhas" que eu fiz com a Bubble. Projetos pessoais pra entender a ferramenta.

Um joguinho de batalha, bem simples.
https://besthree.bubbleapps.io

Um app de bate-papo com uma proposta diferente.
https://puxaopapo.bubbleapps.io/

1
1

Quero compartilhar o que eu fiz que acho relevante na plataforma.

  • Expus partes das tabelas do banco de dados como rotas de API, que eu acessava via token autenticado.
  • Gerenciei permissões em rotas autenticadas (ex: usuário é admin, tem acesso a esse campo).
  • Integrei com webhooks e meios de pagamento como Hotmart e Mercado Pago.
  • Consumi os dados do banco (API) e criei um projeto front-end moderno por fora da plataforma.

Mas se eu fosse dizer a parte mais legal de trabalhar com o Bubble.io, é criar MVP. Já vi coisas que seriam desenvolvidas em umas 2 semanas de rotina ágil, em apenas dois dias. Isso dá um poder incrível pra um negócio que está no começo.

1

Já havia estudado sobre esse assunto, o problema que tem pouquissimos cursos e material de qualidade hoje.
Esse bubble é o "Wordpress" dos Devs. Para aplicações de pequeno porte funciona bem, eu só não sei como ficaria a questão dos direitos autorais quando tu fizer um app realmente top nele.