1) Se você conseguiu um novo emprego recentemente, qual seu contexto e o que você acha que fez a diferença no processo seletivo?
Primeiro, preciso contar sobre um estágio que fiz durante 6 meses (teve uma demissão em massa), para entrar nele estive num processo seletivo com 2000 pessoas, no final só entraram em torno de 45. O processo foi um teste técnico de lógica e depois um treinamento de 3 meses + entrevista, onde acredito que meu diferencial foi que eu tava muito animado pro primeiro emprego e pra botar a mão na massa (já estudava a quase 1 ano). Nesse estágio conheci muitas pessoas e aprendi MUITO, tentei mesmo sugar o maximo de conhecimento e evoluir.
Depois de ser demitido, fiquei 3 meses desempregado e estudando loucamente até um colega desse estágio (que foi demitido também) se alocar e me mandar mensagem logo em seguida, falando que abriu uma vaga usando C# com .NET (estagiamos com spring e java)
Eu que tava já cansado de tanto processo fui pra cima mesmo não sabendo nada, acabei aprendendo .net durante o teste técnico 😂😂
Na entrevista praticamente eu só tive que falar sobre o teste, como formei minhas decisões, acredito que por eu já gostar de programar e ser bem animado explicando, não me apavorei em nada e só conversei naturalmente (sempre adorei falar sobre código, pretendo virar um professor num futuro que eu já tenha uma grande bagagem), no fim fui contratado como desenvolvedor júnior.
Daí entra um ponto, na entrevista elogiaram bastante o meu teste e minha postura, maaas e sobre os 3 meses que eu estive desempregado? Não fui chamado pra nenhum teste, eu mostrava meu curriculo pela internet pedindo opinião e as pessoas falavam que tava ótimo pra um estágio/junior mas não recebi email nem com negativa, nem chamando pra uma entrevista...
Será que só foi porque tive indicação que consegui mesmo? Não gosto nem de pensar de como taria agora se não tivesse sido ajudado por esse meu amigo.
4) "Freelance" é uma alternativa válida no atual cenário?
Sim, mas não é uma alternativa fácil. Quem já trabalhou com vendas já sabe como é, fora a dor de cabeça 😂
5) "Vaga presencial" é mais fácil ou difícil de conseguir um emprego do que "Vaga remota"?
Acho que é a mesma coisa. Moro em são paulo que em teoria era pra ser fácil de arrumar um emprego presencial mas nunca recebi feedback de uma empresa daqui 😝, porém tenho muitos colegas gaúchos que conseguiram bons empregos presenciais.
Obs: Os dois empregos que tive na área de TI foram de empresas do sul, ou seja, trabalho remoto!