Instalando Pi-hole - Bloqueador de anúncios e rastreadores baseado em DNS
Olá Coders!
No artigo/post anterior conhecemos o Pi-hole e agora que sabemos o poder que ele oferece ao controlar o tráfego da sua rede local, prosseguiremos com a instalação do Pi-hole:
A máquina utilizada na instalação contém o sistema operacional linux Ubuntu, escolhi prosseguir a instalação com ele pois ele atende aos requisitos do Pi-hole e é uma distro Linux bastante popular entre os pinguins.
Escolha a que preferir desde que atenda aos requisitos do Pi-hole, requisitos esses que eu mencionei no artigo/post anterior, confira se ainda não viu.
Abordaremos também a instalação via docker que independe do sistema operacional host, isso quer dizer que podemos instalar o Pi-hole em outro sistema operacional, mesmo aqueles que não atendam aos requisitos, como por exemplo o Windows.
Dito isso prosseguiremos com a instalação:
Digite no terminal:
curl -sSL https://install.pi-hole.net | bash
Desestruturando o comando acima:
curl = executa a ferramenta de linha de comando do curl
-sSL = são flags de ativação que mudam o comportamento do comando curl conforme necessário
https://install.pi-hole.net = é a url onde contém o script bash que automatiza a instalação
| = conecta a saída do comando curl como parâmetro para o bash [ stdout ligado ao stdin ]
bash = se encarrega de executar o script propriamente dito
Observação:
Ao rodar esse comando sem sudo, o instalador irá solicitar sua senha root, necessária para continuar a instalação do Pi-hole na sua máquina!
O instalador contém algumas opções na qual você pode personalizar a instalação do Pi-hole, irei mostrar as opções que eu escolhi, mas fique a vontade pra escolher outras se necessário.
< OK > para continuar.
< OK > para continuar.
Garanta que a sua máquina tenha um endereço de IP estático.
< Continue > para continuar.
< OK > para continuar.
Você pode adicionar outras listas após a instalação!
< Yes > para continuar.
< Yes > para continuar.
< Yes > para continuar.
< Yes > para continuar.
< Continue > para continuar.
Instalação Finalizada!
< OK > para continuar e finalizar o instalador.
Existem 3 métodos diferentes de configurar os dispositivos para usar o endereço do Pi-hole como DNS primário, irei deixar o link com detalhes sobre cada uma delas:
Como configurar os meus dispositivos para usar o Pi-hole como servidor de DNS
Eu sei que está ansioso pra ver o Pi-hole funcionando na sua rede, então se quiser uma rápida troca de DNS basta ir nas configurações da sua rede seja ela ethernet ou wi-fi e mudar as configurações de DNS IPV4 para usar o endereço do Pi-hole!
Exemplo no Ubuntu:
Prontinho Pi-hole instalado e funcionando no seu dispostivo, agora aproveite os beneficios que o Pi-hole vai ti oferecer!
No próximo artigos/posts iremos explorar outras alternativas de instalar o Pi-hole na sua máquina [ git, wget, docker ] e outras configurações adicionais!
Se curtiu o conteúdo não esqueça de dar seu feedback e comentar sua opnião, com criticas e dicas, ficarei atento ao comentario de vocês!
Se poderem seguir no instagram e interagir com o post eu agradeço!
Instagram labzcode
Até mais Coders!