Executando verificação de segurança...
8

Conhecendo Pi-hole - Bloqueador de anúncios e rastreadores baseado em DNS

Olá galera, quero que vocês se coloquem na seguinte situação e reflitam:

Surgiu uma ideia na sua cabeça, você é ansioso e decidi fazer uma pesquisa sobre o assunto em algum motor de busca, mas especificamente no Google, você digita sua pesquisa como:
"Jogo da galera"
Aperta enter e plim!

Anúncio
Anúncio
Anúncio

Os primeiros links da sua pesquisa são de anúncios, anúncios esses que o Google indexou para você, pode ser que você encontre o que você procurava nos primeiros links, mas os anúncios dificulta você a achar o link perfeito para sua pesquisa.

Apesar disso você decide entrar em algum desses links, você se depara com várias propagandas desde "aumente até 10 cm..." até "encontre coroas na sua cidade", ai você percebi que a maioria dos sites em que você navega contém anúncios, muitas vezes abusivos, impossibilitando a navegação nesses sites.

Isso não se limita apenas a sites, aplicativos também tem anúncios embutidos.
Exemplo de aplicativos que contém anúncios e você usa frequentemente para assistir vídeos é o YouTube. Consumo de mídia do YouTube não é de graça, isso tem um custo, o custo é anúncios, desde o play, a paradas inconveniente no meio do vídeo para a propaganda de seja lá o que for ser exibida.

Felizmente temos solução para esse problema:
Instalar extensão de Adblock ou um navegador com Adblock embutido.
Exemplo desse navegador:
Brave, que por sinal é um ótimo navegador para o nosso problema com anúncios, mas apesar de essas soluções funcionarem muito bem, elas dependem que cada dispositivos na rede tenha essas ferramentas instaladas.

E se existisse uma ferramenta que quando instalado, ela desse conta de fazer o bloqueio de anúncios em toda a rede, em todos os dispositivos, independente de aplicativos adicionais.

E felizmente temos a solução perfeita para o nosso problema, e essa ferramenta é o:
Pi-hole, e é a ferramenta na qual iremos explorar nesse artigo:

Conhecendo Pi-hole
Conhecendo Pi-hole
Conhecendo Pi-hole
Conhecendo Pi-hole
Conhecendo Pi-hole
Conhecendo Pi-hole
Conhecendo Pi-hole
Até o próximo post

A segunda parte do artigo contém a Instalação do Pi-hole, segue o link!

Se curtiu o conteúdo não esqueça de dar seu feedback e comentar sua opnião, com criticas e dicas, ficarei atento aos comentários de vocês!
Se poderem seguir no instagram e interagir com o post pra dar uma força eu agradeço 👊!
Instagram labzcode

Até mais Coders!

Carregando publicação patrocinada...
1

Ótimo conteúdo!
Tava dando uma lida na documentação do Pi-hole que você linkou e vi que dá para criar domínios locais para os servidores que você tem na sua máquina local, isso é muito bom para organização do home lab.
Outra coisa que eu achei interessante sobre o Pi-hole é que ele pode fazer consultas de DOH que dá uma segurança a mais na rede.
Tou ansioso por a segunda parte do artigo 😉

1

Exatamente, também estou preparando o conteúdo sobre o DNS Local e o DOH no Pi-hole como você mencionou, obrigado e fica ligado nós próximos posts 😊

1

Muito interessante, procurando na web, descobri que é possível configurá-lo também no Windows usando o Docker, seria interessante fazer um post depois só falando da versão para Windows. Parabéns pelo artigo, vai ajudar muita gente.

1

Sim amigo, o docker sobe uma imagem de Ubuntu no windows via Hypervisor/WSL, com isso da pra rodar o Pi-hole no Windows e gerenciar o container ubuntu e o servidor pi-hole com o WSL.
Vou ter que atualizar o meu Windows urgentemente pra versão Pro que é a versão onde contém o Hypervisor pra trazer esse conteúdo pra vocês o mais rápido possível.
Obrigado pela a dica 😉!
Hoje sai a instalação do Pi-hole utilizando o curl no ubuntu, enquanto não sai a instalação para o windows confira essa instalação, vai ser bem fácil e didatico, até mais!

1
1
1

Que bom que curtiu o conteúdo!
Inclusive fica de dica pra galera, se quiserem que o servidor Pi-hole fique ligado 24/7, e não quiser que seu computador principal seja ele notebook ou desktop fique ligado o tempo todo, faça como o Estagiario fez no home lab dele, instalando o Pi-hole no Raspberry Pi e deixando ele no controle da sua rede 24/7.