Executando verificação de segurança...
1

Geralmente (uns 90% dos casos) uma arquitetura tradicional com monólito e banco de dados relacional vai ser suficiente. Inclusive os posts que fiz sobre microsserviços é um alerta sobre a complexidade do uso dos mesmos.

Um ponto importante que quando falamos de arquitetura de software tudo gira em torno do trade-offs

Carregando publicação patrocinada...
1

Na verdade 90% é justasmente o que eu combato, muita gente acredita nisso e um dia vai chegar nesse número só por causa dessa crença, até porque muita gente acha que todo mundo está fazendo ms quando na verdade não estão. O que precisa, e por motivos organizacionais, é algo em torno de 0,1%, e posso estar sendo otimista, ou pessimista, é fato que ninguém tem um número correto, eu tenho minha experiência e a visão de diversos projeos complexos que nunca precisaram e provam que ms não é tão necessário quanto dizem e também tem cada vez mais demonstrações que chega um ponto que ele começa cobrar um preço alto demais e a vantagem vira desvantagem, e cada vez mais tem gente percebendo isso, mas tem gente ainda falando bem do treco. Os maiores divulgadores da técnica não mostram publicamente como eles são mais produtivos ou possuem mais qualidade, pelo contrário, talvez o caso mais famoso é uma tragédia pública.

As pessoas não sabem medir trade-offs, geralmente fazem baseado em crenças e especulações. Quase sempre, por mais bem intenciado e competente que a pessoa seja, só dá para saber oque é melhor no caso específico fazendo os dois ou mais jeitos e depois medir. Ainda assim nada garante que será algo justo que ambos foram feitos com a mesma competência ou até se a medição é válida.

Por isso o simples sempre é a opção padrão, até que se prove completamente que precisa de outra coisa. Quase ninguém faz isso.