Executando verificação de segurança...
1

Kali Linux 2025.1a - Primeiro lançamento do ano

Kali Linux 2025.1a

O time do Kali Linux acabou de lançar a versão 2025.1a. É sempre bom ver uma nova versão, e essa parece ser bem interessante.

A primeira coisa que você nota é o tema renovado. Assim como nas versões anteriores, a primeira do ano traz uma atualização visual. É uma tradição deles, e mantém a interface moderna. Eles realmente se importam com a aparência, o que é legal.

Eles atualizaram o KDE Plasma para a versão 6.2. É um grande salto da 5.27. Eles atualizaram todos os temas para combinar com o novo ambiente Plasma. E o Xfce, o ambiente de desktop padrão, foi atualizado de 4.18 para 4.20. Eles também adicionaram alguns atalhos de teclado novos para facilitar a vida de quem está vindo de outros sistemas operacionais. Coisas pequenas, mas que fazem diferença.

Se você usa Kali no Raspberry Pi, tem algumas coisas novas também. Eles têm um novo kernel baseado na versão 6.6.74, que suporta o Raspberry Pi 5. O módulo Nexmon agora é DKMS-enabled. E eles simplificaram o arquivo config.txt. Mas, se você for atualizar, vai ter que começar do zero com uma nova imagem.

Para quem usa o Kali NetHunter, tem uma novidade bem legal: uma aba "CAN Arsenal" para hacking de carros. Sim, hacking de carros direto do seu celular. Eles também adicionaram kernels novos para alguns telefones Samsung. E o patch Samsung HID, que não funcionava desde o Galaxy S7, foi finalmente portado.

Eles também adicionaram algumas coisas novas nos repositórios. O kernel Kali foi atualizado para 6.12. E tem uma ferramenta nova chamada hoaxshell, que gera payloads de reverse shell do Windows.

Eles dividiram o script de build live-config em kali-installer e kali-live. E adicionaram três páginas novas no kali.org para wallpapers: oficiais, legados e da comunidade.

A documentação do Kali também foi atualizada, com páginas novas para configurar o kernel, usar o NetHunter CAN-Arsenal e habilitar OTG no SDM845.

Para melhorar a distribuição, eles adicionaram 11 novos mirrors ao redor do mundo. E, se você quiser as últimas novidades, pode usar os builds semanais.

Se você encontrar algum bug, eles pedem para reportar no bug tracker. Eles não conseguem consertar o que não sabem que está quebrado. E, por favor, não use as redes sociais como bug trackers.

Eles também estão dando crédito para as pessoas da comunidade que ajudaram no último lançamento. É legal ver que eles valorizam a contribuição de todos.

Então, o que você está esperando? Vá pegar o Kali! E se você quiser ajudar, pode se envolver.

No geral, parece uma atualização sólida. Eles se preocupam tanto com a segurança quanto com a estética, o que é uma combinação interessante. Se você usa Kali, vale a pena atualizar. E se você não usa, talvez seja uma boa hora para experimentar.

Carregando publicação patrocinada...