Como eu construi um compilador de uma linguagem esoterica
Saudações,
Eu venho compartilhar mais um conteúdo que acho interessante e é um dos estudos mais profundos que já fiz, porque descobrir como o compilador/interpretador funciona, construindo algo é um processo cansativo mas divertido, porque você no final das contas conta com diversos artifícios no seu arsenal que podem ser uteis no dia a dia.
A muito tempo me empenhei em descobrir como tudo isso funcionava, e fui em busca de livros interessantes sobre o assunto, e até então, tudo estava bem e sem novidades. Mas me deparei com uma área que tem poucos recursos e o único recurso mais atual e repleto de exemplos e desafios, foi o livro chamado "Crafting Interpreters". Fiquei fascinado e fui em busca da construção do compilador da linguagem, porque quando comecei a programar, os recursos eram escassos mas através das fontes certas, você poderia encontrar coisas como livros abertos.
E o que estou buscando compartilhar aqui é que conhecer as ferramentas que utiliza, faz com que você saiba, basicamente como o interpretador/compilador se comporta e a outra parte, esta em acomapanhar e saber consultar as devidas documentações, sem rush e correria para entregar algo que nao vale o esforço, para passar noites em claro e nada sair do lugar.
Enfim, depois entender melhor e sugiro que busque este tipo de estudo, você vai conseguir extrair o que realmente precisa e reservar tempo para fazer isso sem o uso de IA por um espaço de tempo, vai te ajudar a avançar ao passo que consome destas ferramentas. Faço estas loucuras, porque consigo aprender de um modo que a minha atenção fica totalmente voltada para a ferramenta, sabendo separar o que cada um faz e resolver problemas bem rápidos.
Foi esta a minha maior descoberta, e muita das vezes não vai parecer o melhor dos caminhos, mas você vai depender menos de coisas que podem consumir muito dos teus recursos, seja ele dinheiro, reputação e o mais importante que é o tempo.
Forte Abraço!