Que publicação enxuta e precisa!
Eu gostei bastante do exemplo aqui apresentado, porque nunca foi uma questão de programar, mas como você disse de investigar de forma profunda um determinado problema, ou conjundo de informações e transformar elas em conhecimento.
Atualmente, eu utilizo IA porque percebi os benefícios ao longo da jornada até mesmo de trabalho, e lendo muito sobre, percebo que utilizar esta lupa pode beneficiar coisas como deixar de dar atenção a processos mecânicos que na sua grande maioria das vezes, pode atrapalhar, mesmo quando você treina esta parte também.
Então, buscar entender como o ferramental funciona, você consegue navegar de um ponto a outro e economizar o seu tempo em uma parte do processo como o digitar, e criar coisas repetitivas, que antes só eram possíveis com geradores de código, que nunca foram tão bons porque nenhum cliente quer ver material repetido ou partes do sistema iguais a de um concorrente e focar em questionar, produzir artefatos que fazem o projeto ser mais compreensivo para um par que vai contribuir com ele.
Além do mais, se você entregar "exatamente" o que foi pedido dentro de um orçamento bacana, sendo contratado ou trabalhando em uma jornada "própria" você vai ganhar muitos pontos, seja para assumir projetos com maior valor ou ser indicado para um novo projeto, e entender antes de codificar algo, evita que você construa uma ferramenta que pode prejudicar um conjunto de pessoas de algum modo, só pelo dinheiro.
Ética é importante neste caso, porque a evolução na carreira de um engenheiro pode ser alguma outra área, como a de segurança que necessita muito mais de você ao passo que entra mais capital, é desta forma que penso e isso não esta gravado em pedra. É necessário pensar de forma estratégica sempre, ou o trabalho não será bem feito, e continuaremos como simplesmente amadores.
Cada um tem uma história e quando conseguimos contar ela bem, tudo fica mais proveitoso, porque pode aprender com outras pessoas, como nesta experiência que trocamos, parabéns de verdade.
Forte Abraço!