Eu particulamente "aprecio" este tipo de literatura, porque elas são verdadeiras e baseadas em coisas uteis para o nosso dia-a-dia como programadores, mas ativar todo esse conhecimento no passado me fez perder produtividade até entender que a curva de aprendizado é longa se feita sozinha. Eu comecei como programador autodidata, e procurei estes caminhos por sugestões de colegas que fui conhecendo no caminho, e me entregou uma autonomia tremenda, mas eu acabei abrindo mão de algumas das sugestões do texto e que as notas evidênciam.
Não vou dar crédito para a produtividade neste comentário, porque entrar neste modus operandi é a coisa mais magnifica que me aconteceu, mas não me fez escrever código melhor do que poderia, na verdade só desacelerou e me fez entender um pouco de como o trabalho artesanal de código é uma arte, mas realmente minha experiência ainda é pequena comparada a alguns autores e muitos que se comunicam aqui no TabNews, o que me motiva fazer um trabalho descente no final das contas.
Ter uma disciplina de práticar todas estas condições todos os dias, faz com que no final das contas você saia um pouco mais astuto no encerramento do processo, e muito do que se escreve deve ser descartado, ou que seja de fácil substituição por algo que se julga ser o mais valioso para uma equipe.
Eu adoraria saber o que você tirou de lição no final das contas porque as notas elas são reais, não tem nenhuma transformação, e sempre tem uma dica ou outra de ouro para este processo.
Obrigado por compartilhar!