Executando verificação de segurança...
3

Eu particulamente "aprecio" este tipo de literatura, porque elas são verdadeiras e baseadas em coisas uteis para o nosso dia-a-dia como programadores, mas ativar todo esse conhecimento no passado me fez perder produtividade até entender que a curva de aprendizado é longa se feita sozinha. Eu comecei como programador autodidata, e procurei estes caminhos por sugestões de colegas que fui conhecendo no caminho, e me entregou uma autonomia tremenda, mas eu acabei abrindo mão de algumas das sugestões do texto e que as notas evidênciam.

Não vou dar crédito para a produtividade neste comentário, porque entrar neste modus operandi é a coisa mais magnifica que me aconteceu, mas não me fez escrever código melhor do que poderia, na verdade só desacelerou e me fez entender um pouco de como o trabalho artesanal de código é uma arte, mas realmente minha experiência ainda é pequena comparada a alguns autores e muitos que se comunicam aqui no TabNews, o que me motiva fazer um trabalho descente no final das contas.

Ter uma disciplina de práticar todas estas condições todos os dias, faz com que no final das contas você saia um pouco mais astuto no encerramento do processo, e muito do que se escreve deve ser descartado, ou que seja de fácil substituição por algo que se julga ser o mais valioso para uma equipe.

Eu adoraria saber o que você tirou de lição no final das contas porque as notas elas são reais, não tem nenhuma transformação, e sempre tem uma dica ou outra de ouro para este processo.

Obrigado por compartilhar!

Carregando publicação patrocinada...
1

Meu nobre, muito obrigado pelo seu comentário!

De forma geral eu creio que esse livro tenha, e ainda está me ajudando, a melhorar minha percepção como programador.

Atualmente estou em uma certa posição de liderança na empresa onde eu atuo, então quando algo dá algum problema, quando algo sai fora do planejado, ou quando alguma arquitetura de um projeto não é bem executada, eu sou um dos responsáveis.

Eu preciso ter mais consciência do que o código legado que eu estou lidando nos projetos e como eu estou escrevendo meu código para adicionar alguma feature ou resolver algum problema.

O livro me trouxe uma maior noção em como eu devo lidar com a minha forma de pensar o código, inclusive é algo que é falado mais para frente no livro, sobre "planejar primeiro, e se necessário, escrever algum código". Sobre como eu devo lidar com meu time e pensar no produto que eu estou executando.

Eu queria ter lido esse livro antes, porque já fiz muito código ruim (e ainda devo fazer muito código ruim), na ânsia de entregar muita coisa, mas não ter a calma para avaliar se o que eu estou fazendo faz sentido, se foi feito da melhor forma, se está com uma qualidade de código e de produto boa.

Ainda estou aplicando aos poucos os conceitos do livro no meu trabalho e nos meus projetos.

2

"planejar primeiro, e se necessário, escrever algum código"

Não cheguei a ler esse livro, porém isso eu aprendi, mas foi na marra mesmo kkk, aprendi na prática.