Dicas para quem quer se destacar ao começar em um novo emprego
Começando num novo emprego como dev? Segue essas dicas de coisas a se fazer que com certeza vão te destacar dos demais:
1. Demonstre interesse em aprender sobre o ecossistema em que vc ta entrando.
Caso não houver, puxe reuniões com seus companheiros de trabalho pra te apresentarem sobre os projetos e os ambientes que você vai mexer, e pede pra darem uma explicação geral e indicar onde você pode aprender mais
2. Alinhe expectativas com seu lider.
Chame ele pra uma reunião e pergunte o que ele espera de você no primeiro mês, nos primeiros 3 meses e nos primeiros 6 meses. Pergunte também qual o caminho você deve fazer para ser promovido. Isso vai te ajudar a tirar pesos das suas costas e se preparar melhor
3. Melhore o processo de Onboarding.
Você não foi o primeiro e não vai ser o ultimo a entrar, então facilite para os próximos. Faça um aglomerado de informações úteis para quem está entrando, como links e documentações importantes, pessoas de contato, etc, e claro, depois de pronto envie ao time para salvarem e usarem com os próximos.
Eu, por exemplo, quando entrei na minha empresa antiga, fiz um script em shell que instalava todos os programas necessários e fiz um documento com todos os links úteis de repositórios e portais internos, que foi muito bem recebido pelo time e usado por vários que entraram depois de mim.
4. Seguindo a mesma linha do processo de onboarding: atualize documentações de projeto.
Passar pela experiencia de montar o ambiente de um projeto novo pode ser complicado se não houver uma boa documentação. Caso pegue algo desatualizado ou até mesmo inexistente, tome a iniciativa de criar uma documentação pelo menos mostrando o passo a passo para rodar o projeto, já que vai estar fresco na sua memória. Mantenha as docs em dia, nem que seja só atualizando uma versão do node no README.
5. Salve anotações sobre o seu dia a dia na empresa nova
Crie um notion ou alguma forma de ir anotando as informações no decorrer do tempo na empresa nova. Use para anotar coisas como informações importantes de uma call, o que vc ainda precisa fazer numa task, links importantes, prints, ideias, o que for. Vai te salvar bastante se algum dia voce precisar revisitar algo que ja nao lembra mais
6. Por ultimo, mas não menos importante: Seja uma boa pessoa.
Ninguém gosta de trabalhar com gente babaca no time. Você ta entrando num ambiente novo, ninguem (ou quase ninguem) te conhece. Você pode escolher a personalidade que quer mostrar pras pessoas. Escolha com sabedoria.
Gostaram das dicas? Adicionem aí nos comentários outras coisas que consideram importantes nesse processo inicial também!
E aos líderes e gestores, o que acham de pessoas com essas atitudes ao entrar no seu time?
PS: Esse post foi tirado de uma thread que fiz no bluesky. Para quem quiser me acompanhar por lá, esse é meu perfil: https://bsky.app/profile/koziel.bsky.social