Executando verificação de segurança...
5

O ChatGPT faz com que eu me sinta um grande impostor incompetente. Vejo muita gente dizendo que ele ajuda muito, é incrível e sempre resolve os problemas com soluções maravilhosas.

Eu simplesmente não consigo esses mesmos resultados. Posso dar o prompt mais detalhado possível, de diferentes maneiras, mas não tem jeito. Sempre me vem algo torto ou errado, e no fim demoro mais tempo corrigindo do que se eu tivesse feito sem ele (usando a boa e velha dupla "documentação + Google"). Então ou eu sou um completo inapto nos prompts, ou talvez as pessoas estejam se iludindo, achando que a ajuda dele é melhor do que realmente é (ou talvez seja um pouco dos dois).

Mesmo com os avanços, ainda acho que ele é um estagiário ruim, porém confiante, que quando acerta é por coincidência. Já falei aqui sobre como ele funciona e porque ele não serve pra tudo. E uma das coisas que eu acho que ele não serve é para ensinar.

Aprendizado sério tem que ser feito de maneira estruturada, com fontes confiáveis. O ChatGPT é um professor ruim, mas diz tudo com tanta convicção que tem enganado até gente experiente. Imagine então quem ainda está aprendendo - ou seja, quem tem menos condições de avaliar se o que ele diz faz sentido. Isso pode fazer um estrago enorme que é difícil de desfazer depois.

Só pra citar um exemplo, há um tempo atrás postaram uns "cursos" de programação gerados pelo ChatGPT. No primeiro capítulo já encontrei um erro grosseiro: era sobre um conceito simples, e dizia o oposto do que está na especificação oficial da linguagem. Se ele peca em algo tão básico, imagine em coisas mais avançadas.

Pra piorar, ao apontarmos os erros, a pessoa ficou brava e apagou o post, e ainda reclamou no melhor estilo "se não gosta, não critique" (o que mostra a triste postura que muitos têm de endeusar a IA e achá-la inquestionável, o que é preocupante). A questão não é sobre gostar ou não gostar: se tem erros, temos que apontar, para que ninguém aprenda errado (independente do conteúdo ter sido gerado por uma IA ou um humano).

Enfim, acho que a IA pode ajudar em algumas coisas, mas não deveria ser sua fonte principal de consulta, e muito menos de aprendizado.

Carregando publicação patrocinada...