Executando verificação de segurança...
1

Confiar em uma única fonte, em geral, não é uma boa ideia (não importa qual seja).

Qualquer fonte é tão boa quanto as informações que ela tem. O ChatGPT, por exemplo, só tem dados até 2021 (ele não sabe quem ganhou a última Copa, por exemplo). Além disso, ele trabalha de maneira probabilística (dado o contexto - que é definido sei lá como pelos bilhões de parâmetros que ele possui - ele mostra as palavras que tem mais probabilidade de fazer sentido). Sabendo disso, cabe a nós filtrarmos a informação, cientes de que nem sempre estará correta (ou que estará mais ou menos certa).

Não é diferente do que deveria ser feito com qualquer fonte. A Wikipedia, por exemplo, tem erros também (muitos são sutis e difíceis de perceber sem uma análise profunda, e mesmo assim muitos deles são discutíveis por não ser fácil definir "certo" e "errado" em muitos contextos). O Google personaliza os resultados de busca com base no seu histórico, outros como o DuckDuckGo não fazem isso, então pode mudar radicalmente os resultados da sua busca. Mapas geralmente são atualizados mais rápido no Waze, se comparado ao Google Maps, então pode influenciar no caminho que eles vão te indicar (lembro que o trecho sul do RodoAnel demorou meses para aparecer no Google Maps), e por aí vai...

Depender de uma única fonte pode ser conveniente, mas te deixa preso às limitações dela.
Cruzar várias fontes diferentes costuma dar mais trabalho, mas também pode te dar resultados mais precisos (ou te deixar mais confuso, quando os dados são divergentes). É um trade-off, não tem jeito.

De qualquer forma, não dá para confiar cegamente em uma única fonte, seja ela qual for. Não tem problema fazer isso de forma consciente ("pra esse caso, vou consultar só aqui porque confio, e sei avaliar se a resposta faz sentido"), mas se é um assunto que vc não conhece, aí é mais difícil: ou vai na fé, ou consulta outra fonte. Isso sempre valeu, mesmo antes da internet, e acredito que vai continuar valendo por muito tempo.

Carregando publicação patrocinada...