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Bom, desde que comecei a trabalhar na área (no primeiro estágio em meados de 1999), percebi que as coisas costumam ser cíclicas.

Sempre que há um grande movimento em direção a determinada coisa (seja tecnologia, framework, modo de fazer as coisas, etc), ou seja, quando começa a ser amplamente usado, começam a aparecer também os abusos: o uso errado, e/ou em situações nas quais aquilo não é a melhor solução. As pessoas começam a fazer por moda, por estarem no automático e por não saberem que existem outras formas mais simples. Hoje em dia é pior, aparecem os influencers de plantão que só falam daquilo, e muita gente começa a achar que é a única opção disponível (ou que é "melhor" só porque "é mais novo").

Aí muita gente começa a perceber os problemas e busca alternativas. E não é raro que a alternativa seja alguma coisa antiga, que foi esquecida porque não tinha hype em cima dela, mas que resolve o problema específico de maneira muito melhor. Até aqui não seria problema, mas daí resolvem dar aquela repaginada para parecer algo moderno, dão nomes mais "cool" e isso passa a ser a nova moda. Aí todo mundo começa a adotar pra tudo (até pra casos em que não é a melhor solução) e o loop continua...

Foi assim com SOA, que deu lugar ao REST e hoje muita gente acha que JSON é o único formato existente pra tudo (e que API é só "um site que retorna JSON", sendo que na verdade o termo é bem mais amplo que isso). Já vemos inúmeros casos de abuso por aí, como JSON's gigantes sendo usados só porque "é fácil para humanos lerem", mesmo quando os dados não precisam ser lidos por humanos. Para isso existem outros formatos, como o ProtoBuf, por exemplo (e cada um tem prós e contras, e vc deveria analisar isso em vez de sempre usar a mesma coisa pra tudo).

Foi assim também com os frameworks JS e a onda de SPA's, e agora estão voltando a perceber que SSR é a melhor opção para muitos casos - de novo, não é que um sempre será melhor pra tudo, é caso de olhar os prós e contras e escolher de acordo com a necessidade. CSR e SSR tem seus usos em cada situação, e usar sempre um deles pra tudo é a abordagem errada, na minha opinião. Por isso espero que não ocorra o extremo, de acharem que SPA é a raiz de todos os males e matem de vez, pois aí o ciclo se repetiria de novo...

Como diria um amigo meu: "Você está no ponto A e abre um caminho para o ponto B porque acha que lá é mais bonito. Você percebe que B não é exatamente o que você esperava e deseja voltar ao A. Você tem duas opções: 1) voltar pelo mesmo caminho até A ou 2) Abrir um novo caminho e parar em C achando que está em A. SSR é a segunda opção."

Enfim, eu realmente lamento que nossa área seja assim, tão cíclica e suscetível a modas. O ideal seria que as pessoas soubessem diferentes formas de fazer as coisas (com e sem framework, usando A ou B, etc), analisasse os prós e contras de cada uma e decidisse qual usar baseado em cada caso específico. Senão continuaremos eternamente neste ciclo de aderir à moda, abusar dela, perceber que não serve pra tudo, voltar para o que se usava antes (com nomes novos pra parecer que é algo novo), e isso passa a ser a nova moda, que é abusada, substituída por outra coisa antiga com nome novo, etc...

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Eu concordo muito com você...acrescentando só na sua visão, talvez não seja algo apenas da nossa área. O Marketing é algo forte e as big techs tem uma grande influência nisso... acho que faz parte mesmo, tudo é uma questão de como vender...

Nós mesmos não estamos livres disso, provavelmente a gente já caiu nessa armadilha sem nem perceber.

O ponto é que a gente acaba sendo uma voz com pouco alcance e há aqueles que compram a nossa briga, dentro da nossa equipe, dentro da empresa que estamos trabalhando e já é algo.

Se vier um novo hype e as pessoas forem para as novas tendências por questões de modismo, pelo menos que seja algo que simplifique né...Pq de complexidade, acho que já deu...