A primeira lição é entender bem o que significa "boa prática".
Uma "boa prática" não é uma lei sagrada que vc deve seguir cegamente sem questionar. Ela deve ser vista no máximo como uma recomendação. Mas como tudo em computação, sempre analise as características, os prós e contras, e se aquilo faz sentido no seu contexto.
Claro que várias dessas tais boas práticas são coisas que costumam funcionar bem pra maioria dos casos. Mas ainda sim, não as trate como verdades absolutas.
Se alguém diz pra fazer algo e não justifica tecnicamente (só diz que é boa prática e pronto), desconfie. Não use a boa prática como muleta, sem uma justificativa real. Saiba as vantagens e desvantagens de cada solução e analise caso a caso se deve usá-la.
Isso não significa que vc deve reinventar a roda. Muitos problemas comuns já possuem soluções conhecidas e testadas exaustivamente em situações reais (mas aí não é questão de boa prática, e sim de usar a ferramenta mais adequada para cada tarefa).
Além disso, tem coisa na nossa área que não tem muito consenso, e outras que tem. A boa prática de um pode ser a péssima idea de outro.
Sobre comentários, teve essa discussão que foi interessante.
Enfim, agora vc está pronto pra absorver e analisar melhor todas as respostas que surgirem aqui :-)