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Muito bom!

Complementando, seguem algumas discussões anteriores sobre o assunto:

Acho que o principal problema é a percepção que as pessoas têm com relação à matemática, sintetizada no começo do primeiro link acima:

O problema é que quando dizemos "matemática", muita gente associa com aquilo que vemos na escola: decorar fórmulas e sair fazendo contas - infelizmente, muitas vezes sem entender pra que serve. Na minha opinião é essa forma equivocada de ensino que fez com que gerações inteiras odiassem matemática, e achem até hoje que é inútil.

Se for esse o caso, então realmente vc não vai usar o que só viu - e decorou - na escola. Mas matemática é algo que vai muito além. Entre outras coisas, ela é uma ferramenta para resolver problemas através da criação de abstrações, e no fundo é isso que fazemos o tempo todo ao programar.

Para criar um programa qualquer, pegamos entidades do mundo real e tentamos encaixar nas estruturas e mecanismos que as linguagens nos dão (arrays, classes, funções, etc). Traduzimos algo concreto para uma representação abstrata, e a matemática te dá a capacidade de fazer isso. O problema é que esse ganho é indireto e geralmente demora para ser percebido (em parte, é um dos motivos de muita gente achar que não precisa, ou que "agora não estou usando").

Ou, como já comentei no segundo link acima, sem matemática não teríamos computação:

Muitos dos conceitos que a gente usa no dia a dia vieram diretamente da matemática. Funções, por exemplo, seguem basicamente a mesma ideia: recebe dados, faz algo com eles (seguindo determinadas regras) e retorna um resultado. SQL veio diretamente da Álgebra Relacional. Programação funcional é basicamente uma implementação do Lambda Calculus ("Daí que vem o lambda que muitas linguagens tem?" - De certa forma, sim) - e por aí vai, muita coisa que a gente usa nada mais é que um conceito matemático adaptado para ser usado em programação.

Mesmo que vc não vá precisar diretamente, conhecer os conceitos matemáticos te ajuda indiretamente. O caso mais comum é o de reconhecer padrões: perceber que determinada situação se encaixa em problema específico que já tem solução - ou seja, vc não perde tempo reinventando a roda, mas pra perceber isso vc precisa pelo menos saber que aquilo existe (e se vc não estudou matemática, não vai nem saber o nome daquilo para procurar a resposta). E a matemática te dá a capacidade de abstração, que é essencial para reconhecer que duas situações aparentemente diferentes são na verdade o mesmo problema - e quantas gambiarras seriam evitadas se mais gente tivesse esta capacidade...

Também falo disso nos links acima. Por exemplo, saber que o repositório do Git é um grafo me ajudou a entender melhor como ele funciona e o que cada comando faz (já que todo comando basicamente consulta e/ou manipula o grafo). Antes eu tinha dificuldade de montar um modelo mental do repositório e do que acontecia quando eu fazia commit, merge, rebase, etc. Depois que vi este site explicando que no fundo é um grafo, tudo passou a fazer mais sentido. Mas se vc não souber nem o que é um grafo, não vai adiantar nada ler.

Ou seja, pelo menos saber que determinado conceito existe e ter uma noção básica do que é me ajudou com algo que uso diariamente. Eu até entendo a revolta dos alunos na aula de grafos (ainda ensinam na faculdade, né?), ao não perceber porque aquilo é útil. O que eu não entendo é porque o professor não diz: "Olha, isso aqui é usado para fazer o Git, o GPS e as redes sociais" - pronto, já aumentaria o interesse da turma, ou não?

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