Executando verificação de segurança...
3

Acho que a questão vai além da dependência. Pra mim o que influencia muito mais é como usamos as ferramentas.

Por exemplo, praticamente todo mundo usava e ainda usa a internet pra programar (geralmente o Google, que cai em algum link do Stack Overflow, por exemplo). O que muda é como a pessoa usa as informações encontradas. Alguns só copiam e colam o código sem pensar, e se "funcionar" tá valendo. Outros aproveitam para estudar o código, o que ele faz, entender como e porque ele funciona, e se realmente é a melhor solução para o problema.

Adivinha qual desses costuma ser um profissional melhor? Qual desses constrói sistemas mais robustos e confiáveis? Qual desses evolui mais na carreira? Claro que tem casos e casos, mas de forma geral, os copiadores de código não costumam se dar tão bem quanto os que procuram aprender com o que pesquisaram.

Com o ChatGPT é a mesma coisa. Se a pessoa acredita cegamente em tudo que ele diz, se não tenta entender o que ele sugeriu e sai fazendo de qualquer jeito, sem questionar, cairá no mesmo problema. Pode usar, mas tem que conferir o que ele faz. Tem que aproveitar e aprender algo com aquilo, tem que usá-lo ao seu favor.

É assim com toda ferramenta, precisa saber quando usar e quando não usar, e principalmente como usar, com senso crítico e nunca aceitando cegamente tudo que ela te fornece. Com IA não deveria ser diferente.

Carregando publicação patrocinada...