O que muita gente não entende (principalmente os que adoram dizer que não precisa saber matemática pra programar, "sou um dev bom pra caramba e nunca precisei", etc) é que matemática vai muito além de fazer continhas e saber as fórmulas que decoramos na escola e usávamos sem entender pra que serve (aliás, essa forma equivocada de ensino é um dos motivos de gerações inteiras odiarem matemática até hoje, e acharem que é inútil).
Matemática, entre outras coisas, é a capacidade de criar abstrações para resolver problemas complexos. E no fundo é isso que fazemos o tempo todo ao programar: traduzimos entidades do mundo real para as estruturas e mecanismos das linguagens que usamos.
O problema é que a escola tem falhado em ensinar este lado tão importante da matemática, e mesmo que ensinasse, o ganho seria indireto e apareceria só no longo prazo. É difícil perceber a utilidade, talvez por isso tanta gente ache que não precisa. Ou pior, tem gente que usa o tempo todo, mas por desconhecimento do que é, acha que não usa.