Executando verificação de segurança...
8

O que muita gente não entende (principalmente os que adoram dizer que não precisa saber matemática pra programar, "sou um dev bom pra caramba e nunca precisei", etc) é que matemática vai muito além de fazer continhas e saber as fórmulas que decoramos na escola e usávamos sem entender pra que serve (aliás, essa forma equivocada de ensino é um dos motivos de gerações inteiras odiarem matemática até hoje, e acharem que é inútil).

Matemática, entre outras coisas, é a capacidade de criar abstrações para resolver problemas complexos. E no fundo é isso que fazemos o tempo todo ao programar: traduzimos entidades do mundo real para as estruturas e mecanismos das linguagens que usamos.

O problema é que a escola tem falhado em ensinar este lado tão importante da matemática, e mesmo que ensinasse, o ganho seria indireto e apareceria só no longo prazo. É difícil perceber a utilidade, talvez por isso tanta gente ache que não precisa. Ou pior, tem gente que usa o tempo todo, mas por desconhecimento do que é, acha que não usa.

Carregando publicação patrocinada...
3

A escola não vai resolver isso.

Esse problema não é novo, mas antigo: vejo pessoas bem mais velhas tendo problemas para realizarem contas simples, e o pior: não incentivam o estudo da matemática, pois são aquelas que batem o martelo dizendo que "nunca usei matemática para nada", "nunca usei o bhaskara", "nunca usei geometria", e por aí vai.

Essa mesma linha de raciocínio é presente em pessoas desde os 14 anos até os 70 anos.

O problema com a matemática reflete o problema de ensino brasileiro no geral, o qual eu acredito que hoje é pior, mas antes também era ruim o suficiente para as gerações passadas terem pensamentos não muito diferentes de hoje.

Se alguém quiser estudar matemática pra valer, tem que se interessar pela coisa e estudar por conta própria, seja na internet, livros ou algum curso especializado, porque nem mesmo o professor da escola tem interesse em ensinar. Não é uma regra geral, mas é compreensível com metade da sala de aula no TikTok e recebendo um salário de até 3SM mensais, ainda ouvindo desaforo de aluno, pai de aluno e de secretaria.

A escola não resolveu e nem vai resolver isso. Infelizmente.