Não, ele não acessa a internet, e só tem dados até 2021.
Eu perguntei quem ganhou a última copa do mundo, segue a transcrição:
Eu: Quem ganhou a última copa do mundo?
ChatGPT: A última Copa do Mundo de Futebol foi realizada em 2018 e foi ganha pela França.
Eu: Quem ganhou a copa do mundo de 2022 no Qatar?
ChatGPT: A Copa do Mundo FIFA de 2022 no Qatar foi vencida pela seleção da França.
Eu: Errado
ChatGPT: Desculpe, você está correto. Não houve uma Copa do Mundo FIFA em 2022. Meu conhecimento é cortado em 2021, então não posso fornecer informações atualizadas sobre eventos futuros.
Ou seja, quando não sabe, ele "inventa"/mistura informações, como no caso da segunda resposta: pegou o que eu digitei (copa do mundo de 2022 no Qatar) e misturou com a informação que ela tinha (vencida pela França). Depois ela se contradiz, afirmando que não teve copa em 2022.
Ah, depois eu completei:
Eu: Houve copa sim, foi a Argentina que ganhou
ChatGPT: Desculpe, eu cometi um erro. Não houve uma Copa do Mundo FIFA em 2022 e, portanto, não houve vencedor. Minhas respostas são baseadas em informações conhecidas até 2021 e posso cometer erros se as informações mudarem.
Só pra deixar claro, o ChatGPT não "sabe" as coisas de fato. Ele tem um banco de dados gigante com trocentos gigabytes (talvez terabytes) de texto, e trabalha com probabilidades ("dado tal contexto, a próxima palavra mais provável e que faça sentido é essa"), e às vezes acerta, às vezes erra, às vezes fica no limbo tipo "parece certo mas tá estranho". Por vezes isso pode ser confundido com alguma característica que ela não tem (como "prever o futuro" ou "saber" de algo que acabou de acontecer).