Pra começar a tentar entender o que aconteceu, leia aqui (e siga os links que tem lá, principalmente o do vídeo, que explica em detalhes como o ChatGPT funciona).
Mas só pra resumir, o ChatGPT é "só" um autocomplete turbinado. Ele não pensa, não analisa, não tem sentimentos e nem intenções. Ele só está adicionando a próxima palavra, com base nas anteriores.
O ponto importante é que ele faz isso de uma maneira incrivelmente assertiva (no sentido de ser uma frase gramaticalmente correta, mas não necessariamente de dar uma informação correta), e muitas vezes parece que ele tem alguma característica "humana", como capacidade de raciocínio, por exemplo. Mas é só coincidência, porque ele não tem nada disso.
Isso tudo é pra dizer que, quanto mais vc entender como ele funciona, menos deslumbrado/intrigado ficará com as respostas. Claro que ainda é curioso, mas pra mim já deixou de ser assustador (como ainda é pra muita gente).
Desculpe ser o chato estraga-prazer, mas é importante - principalmente pra quem trabalha com tecnologia, que é o público alvo do TabNews - desmistificar esse tipo de coisa.