Essa questão de "modelar o mundo real" é algo que deveria sumir das apostilas. É uma metáfora tão falha que acaba induzindo ao erro e causando mais mal do que bem. Sobre isso, gosto muito de um trecho desta resposta:
"Aves voam. Avestruzes são aves, só que não voam. Aviões também voam, mas não batem as asas. Foguetes voam, e nem têm asas! Patos são aves, e também nadam. Barcos não nadam, mas é quase isso... Aviões, foguetes e barcos são veículos. Mísseis parecem foguetes, mas não transportam passageiros."
O contexto ali é sobre usar herança ou composição, e os desafios de se criar um modelo adequado e fiel à realidade. A citação acima mostra que não importa a modelagem que fizermos, nunca será 100% fiel ao "mundo real". Toda abstração tem limites.
No fim das contas, não devemos modelar o mundo real, e sim alguns aspectos do mundo real que são relevantes para o problema que queremos resolver.
Eu até entendo que a metáfora pode ajudar nas etapas iniciais do aprendizado, mas é algo que deveria ser esclarecido logo em seguida (e raramente é feito, basta ver a quantidade de "seniors" que ainda acreditam nisso).