Concordo 100% contigo bro, principalmente com aquilo de cada caso ser um caso. Consigo imaginar alguém que já é experiente querer só fazer um site pessoal pra uma pizzaria ou um amigo, ai nesses casos vale mt mais a pena fazer cm HTML e CSS puro mesmo se o dev se achar mais eficiente nelas.
Gosto muito de HTML e CSS, não vo mentir, mas não escrevo diretamente nessas linguagens o tempo todo. Acabo valorizando mais eficiência de desenvolvimento do que performance (coisa que eu acabo delegando para algum framework da moda, como o Astro). E até pra projetos pessoais e testes no front num Codepen da vida, prefiro escrever as parada com Pug no lugar de HTML, SCSS no lugar de CSS (apesar de não ser mais tão necessário com o CSS moderno) e Typescript no lugar de Javascript -- No final do dia, tudo isso vai acabar sendo convertido pra arquivos HTML por mim, eu só vo ta escrevendo numa outra stack.
Enfim, valeu a pena trazer esse tópico a discussão porque um bom dev sempre se pergunta qual é a ferramenta certa pra resolver o problema em questão. Bom post.