Qual será a linguagem de backend do futuro?
Olá! Trabalho com desenvolvimento há 17 anos e já programei em PHP, Java, Kotlin, C# e JavaScript/TypeScript (frontend).
Recentemente tenho observado relatórios como o Stack Overflow Developer Survey (https://survey.stackoverflow.co/2022), The State of Developer Ecosystem 2021 (https://www.jetbrains.com/lp/devecosystem-2021/) e o TIOBE Index (https://www.tiobe.com/tiobe-index/) e tenho tido a percepção de que está decaindo o uso de diversas linguagens que tradicionalmente eram usadas no backend, em especial o Java e o PHP.
Me parece que as únicas que tem crescido em adoção são o JavaScript/TypeScript e o Python (em função de AI e BigData).
Hoje, quando penso em iniciar um novo projeto em backend, e estou em busca de escolher a linguagem a ser usada, faço a seguinte análise (opinião pessoal):
- PHP parece estar em declínio, além de ser dinâmica e interpretada, o que a princípio torna a execução mais lenta.
- Java eu me sinto em casa, mas também tem caído o seu uso, e é verboso demais quando comparado com Kotlin.
- Kotlin tenho gostado bastante, mas não tem crescido muito o seu uso, e tenho medo que no futuro acabe sendo descontinuada.
- C# é da Microsoft (preconceito que talvez eu deva perder?).
- JavaScript/TypeScript, limitada em recursos e não tão performática.
Enfim, me sinto um pouco perdido. Há alguns anos atrás, se eu quizesse uma linguagem Orientada a Objetos, fortemente tipada, robusta e rápida a resposta provavelmente seria Java. Mas e hoje? E no futuro?
Sei que muitas vezes temos de escolher a melhor ferramenta para o trabalho, e que cada linguagem tem seus pontos positivos e negativos.
Sei também que hoje temos muito mais opções de tecnologias e frameworks do que a 10 anos atrás, e que é natural vermos uma distribuição do uso.
Mas o que vocês acham? JavaScript e Python vão dominar o mundo? Java ainda será a nossa linguagem de confiança para grandes projetos robustos? Kotlin é boa demais mas o pessoal ainda não se deu por conta disso?
Espero poder compartilhar boas ideias e ouvir a opinião de vocês sobre o assunto.