Ping Pong, um grande clássico
Ping Pong é um clássico, decidi fazê-lo usando C++ e Raylib.
Eu criei esse projeto porque eu queria fazer alguma coisa com interface gráfica (GUI) sem que fosse web nem interface de linha de comando (CLI). E também queria aprender mais sobre c++ (tinha feito um ou dois cursos de c++ da Alura). Fui pra cima!
Pedi para o ChatGPT me listar boas bibliotecas de interface gráfica em c/c++ e quando pesquisei as alternativas que ele me listou, a que mais me apeteceu foi a Raylib.
Comecei separando o Ping Pong em pedaços menores, veja:
- Tela
- placar
- jogadores (raquetes)
- bola
- quadra
- Jogador
- posição: x, y
- movimento: para cima, para baixo
- velocidade: y
- colisão com as bordas da quadra
- Bola
- posição: x, y
- velocidade: x, y
- colisão com as bordas da quadra
- colisão com os jogadores (raquetes)
...
E fui implementando pedaço por pedaço. No momento em que publico este texto o jogo está na versão 2.1.0 e tem algumas implementações legais, são elas:
- Fluidez e leveza - É um jogo muito simples mas me surpreendeu o fato de estar rodando com aproximadamente 25MB de memória RAM.
- Modo Jogador contra Jogador
- Modo Jogador contra Computador (implementei um algoritmo bem apelão)
- Placar
- Troca de telas
- Logo -> seleção do modo -> quadra
- Efeitos sonoros ao colidir
Perguntas pertinentes
Onde posso me manter informado sobre o projeto?
No repositório do mesmo: Ping Pong
Quem tu é, cara?
Olá! Eu sou Kauê, um desenvolvedor que apesar de se autointitular Backend, adora conhecer diferentes áreas.